quinta-feira, 7 de outubro de 2010

ESTANDARTES DE ISRAEL

Eretz Israel no Instagran. 
Apaixone- se https://www.instagram.com/eretzisrael.com.br/


ESTANDARTES DE ISRAEL

Dt 33:26-29

26 Não há outro, ó amado, semelhante a Deus, que cavalga sobre os céus para a tua ajuda e com a sua alteza sobre as nuvens.


27 O Deus eterno é a tua habitação e, por baixo de ti, estende os braços eternos; ele expulsou o inimigo de diante de ti e disse: Destrói-o.

28 Israel, pois, habitará seguro, a fonte de Jacó habitará a sós numa terra de cereal e de vinho; e os seus céus destilarão orvalho.

29 Feliz és tu, ó Israel! Quem é como tu? Povo salvo pelo Eterno, escudo que te socorre, espada que te dá alteza. Assim, os teus inimigos te serão sujeitos, e tu pisarás os seus altos.


ESTANDARTE DA TRIBO DE RUBEN

Gn 49:3-4

3 Rúben, tu és meu primogênito, minha força e as primícias do meu vigor, o mais excelente em altivez e o mais excelente em poder.

4 Impetuoso como a água, não serás o mais excelente, porque subiste ao leito de teu pai e o profanaste; subiste à minha cama.


ESTANDARTE DA TRIBO DE LEVI


Dt 33:8 De Levi disse: Dá, ó Deus, o teu Tumim e o teu Urim para o homem, teu fidedigno, que tu provaste em Massá, com quem contendeste nas águas de Meribá;

11 Abençoa o seu poder, ó SENHOR, e aceita a obra das suas mãos, fere os lombos dos que se levantam contra ele e o aborrecem, para que nunca mais se levantem.



ESTANDARTE DA TRIBO DE JUDÁ

Gn 49:8 Judá, teus irmãos te louvarão; a tua mão estará sobre a cerviz de teus inimigos; os filhos de teu pai se inclinarão a ti.

9 Judá é leãozinho; da presa subiste, filho meu. Encurva-se e deita-se como leão e como leoa; quem o despertará?

10 O cetro não se arredará de Judá, nem o bastão de entre seus pés, até que venha Siló; e a ele obedecerão os povos.


ESTANDARTE DA TRIBO DE ZEBULOM

Gn 49.13 Zebulom habitará na praia dos mares e servirá de porto de navios, e o seu limite se estenderá até Sidom.

Dt 33:18 De Zebulom disse: Alegra-te, Zebulom, nas tuas saídas marítimas, e tu, Issacar, nas tuas tendas.

19 Os dois chamarão os povos ao monte; ali apresentarão ofertas legítimas, porque chuparão a abundância dos mares e os tesouros escondidos da areia

ESTANDARTE DA TRIBO DE ISSACAR

Gn 49:14 Issacar é jumento de fortes ossos, de repouso entre os rebanhos de ovelhas.

15 Viu que o repouso era bom e que a terra era deliciosa; baixou os ombros à carga e sujeitou-se ao trabalho servil.

Dt 33:18-19

18 De Zebulom disse: Alegra-te, Zebulom, nas tuas saídas marítimas, e tu, Issacar, nas tuas tendas.

19 Os dois chamarão os povos ao monte; ali apresentarão ofertas legítimas, porque chuparão a abundância dos mares e os tesouros escondidos da areia.


ESTANDARTE DA TRIBO DE DÃ

Gn 49:16 Dã julgará o seu povo, como uma das tribos de Israel.

17 Dã será serpente junto ao caminho, uma víbora junto à vereda, que morde os talões do cavalo e faz cair o seu cavaleiro por detrás.

18 A tua salvação espero, ó Eterno!

Dt 33:22 De Dã disse: Dã é leãozinho; saltará de Basã.

ESTANDARTE DA TRIBO DE GADE

Gn 49:19 Gade, uma guerrilha o acometerá; mas ele a acometerá por sua retaguarda.

Dt 33:20 De Gade disse: Bendito aquele que faz dilatar Gade, o qual habita como a leoa e despedaça o braço e o alto da cabeça.

21 E se proveu da melhor parte, porquanto ali estava escondida a porção do chefe; ele marchou adiante do povo, executou a justiça do SENHOR e os seus juízos para com Israel.

ESTANDARTE DA TRIBO DE ASER

Gn 49:20 Aser, o seu pão será abundante e ele motivará delícias reais.

Dt 33:24 De Aser disse: Bendito seja Aser entre os filhos de Jacó, agrade a seus irmãos e banhe em azeite o pé.

25 Sejam de ferro e de bronze os teus ferrolhos, e, como os teus dias, durará a tua paz.


ESTANDARTE DA TRIBO DE NAFTALI

Gn 49:21 Naftali é uma gazela solta; ele profere palavras formosas.

Dt 33:23 De Naftali disse: Naftali goza de favores e, cheio da bênção do Eterno, possuirá o lago e o Sul.



ESTANDARTE DA TRIBO DE JOSÉ

Gn 49:22-26 José é um ramo frutífero, ramo frutífero junto à fonte; seus galhos se estendem sobre o muro.

23 Os flecheiros lhe dão amargura, atiram contra ele e o aborrecem.

24 O seu arco, porém, permanece firme, e os seus braços são feitos ativos pelas mãos do Poderoso de Jacó, sim, pelo Pastor e pela Pedra de Israel,

25 pelo Deus de teu pai, o qual te ajudará, e pelo Todo-Poderoso, o qual te abençoará com bênçãos dos altos céus, com bênçãos das profundezas, com bênçãos dos seios e da madre.

26 As bênçãos de teu pai excederão as bênçãos de meus pais até ao cimo dos montes eternos; estejam elas sobre a cabeça de José e sobre o alto da cabeça do que foi distinguido entre seus irmãos.

ESTANDARTE DAS TRIBOS DE EFRAIM E MANASSÉS

Dt 33:13 De José disse: Bendita do SENHOR seja a sua terra, com o que é mais excelente dos céus, do orvalho e das profundezas,

14 com o que é mais excelente daquilo que o sol amadurece e daquilo que os meses produzem,

15 com o que é mais excelente dos montes antigos e mais excelente dos outeiros eternos,

16 com o que é mais excelente da terra e da sua plenitude e da benevolência daquele que apareceu na sarça; que tudo isto venha sobre a cabeça de José, sobre a cabeça do príncipe entre seus irmãos.

17 Ele tem a imponência do primogênito do seu touro, e as suas pontas são como as de um boi selvagem; com elas rechaçará todos os povos até às extremidades da terra. Tais, pois, as miríades de Efraim, e tais, os milhares de Manassés.


ESTANDARTE DA TRIBO DE BENJAMIM

Gn 49:27 Benjamim é lobo que despedaça; pela manhã devora a presa e à tarde reparte o despojo.

Dt 33:12 De Benjamim disse: O amado do SENHOR habitará seguro com ele; todo o dia o SENHOR o protegerá, e ele descansará nos seus braços.

FONTE: http://www.comunidadebethshalom.com/

As Bandeiras dos Quatro Grupos

http://w2.chabad.org/images/global/spacer.gifD'us instruiu Moshê: Cada um dos grupos deve ter sua própria bandeira. O povo deve marchar sob este estandarte. Cada bandeira tinha três cores, representando as três tribos. Cada cor correspondia à cor da pedra preciosa daquela tribo no peitoral do Sumo Sacerdote.

1 - A bandeira do grupo de Yehudá
Esta bandeira tinha três listras; uma azul, representando a tribo de Yehudá; preta, representando a tribo de Yissachar, e uma branca, representando a tribo de Zevulun.

Na bandeira estavam bordados os nomes Yehudá, Yissachar e Zevulun. Também possuía o seguinte versículo: 

"Levanta, ó D'us, para que Teus inimigos sejam dispersados e os que Te odeiam fujam de Ti."
A bandeira de Yehudá era a primeira a marchar; portanto, fazia sentido ter uma oração pedindo a D'us que protegesse o povo judeu de seus inimigos.
Esta bandeira tinha a pintura de um leão, porque a tribo líder, Yehudá, era comparada a este animal.

2 - A bandeira do grupo de Reuven
Esta bandeira era também em três cores: vermelho para Reuven, verde para Shimon e uma mistura de branco e preto para Gad. Trazia os nomes destas três tribos. No centro possuía o seguinte versículo bordado:
"Ouve, ó Israel, D'us é nosso D'us, D'us é um."

Por que foi escolhido este versículo? Antes que Yaacov morresse, perguntou a todos os filhos se acreditavam em D'us. Eles responderam com este versículo. Reuven era o mais velho dos filhos e certamente o primeiro dentre eles a falar, então era apropriado que estas palavras se tornassem o lema da tribo de Reuven. Na bandeira havia um desenho de flores violetas chamadas dudaim (mandrágoras ou jasmim).

No livro de Bereshit, na parashá de Vayetsê, a Torá nos relata como o pequeno Reuven, trouxe estas flores para sua mãe. Tomou cuidado de colher somente aquilo que não pertencia a ninguém, para não incorrer no pecado de roubo. Assim como Reuven se afastou do furto, sua tribo agia da mesma maneira.

3 - A bandeira do grupo de Efrayim
As cores deste estandarte eram: preto, tanto para Efrayim como para Menashê; para Binyamin, uma mistura das cores de todas as bandeiras. Os nomes Efrayim, Menashê e Binyamin estavam na bandeira. Tinha o seguinte versículo bordado: 

"A nuvem de D'us pairava sobre os israelitas quando eles viajavam durante o dia."


Sobre esta bandeira havia uma pintura de um menino, porque D'us chama a tribo de Efrayim de "um menino amado por D'us."

4 - A bandeira do grupo de Dan
As três cores desta bandeira eram: roxo para Naftali, a cor da safira para Dan, e pérola para Asher. Os nomes Dan, Naftali e Asher estavam bordados na bandeira. Havia também este versículo bordado: "Quando a arca repousava, Moshê proclamava: 'Volta, D'us, e repousa entre os milhares e milhares de Israel!'"

O desenho na bandeira era o de uma serpente, porque nosso Patriarca Yaacov comparou Dan a uma cobra.

O Significado dos Estandartes
Os estandartes que principiavam e lideravam os vários acampamentos no deserto, possuíam profundo significado espiritual, e não devem ser confundidos com os atuais brasões familiares, ou estandartes nacionais.
De fato, as nações do mundo copiaram dos judeus a idéia de uma bandeira nacional; contudo, os estandartes foram projetados e expostos inteiramente por orientação Celestial.

Os judeus viram profeticamente os estandartes na Outorga da Torá. Perceberam a Shechiná descendo sobre o Monte Sinai acompanhada de 22.000 carruagens de anjos próximos à Shechiná, e vasto número de carruagens adicionais que a rodeavam.

Os anjos estavam agrupados ao redor da Shechiná como se fossem quatro divisões portando quatro diferentes estandartes:
  1. À direita (sul), estava a divisão do anjo Michael.
  2. À esquerda (norte), estava a divisão do anjo Uriel.
  3. À frente (leste), estava a divisão do anjo Gabriel.
  4. À retaguarda (oeste), estava a divisão do anjo Rafael.
Os estandartes Celestiais de fogo foram percebidos pelos judeus em vários matizes de cores.

A inspiradora visão dos exércitos celestiais fez os israelitas exclamar: "Se ao menos estivéssemos organizados sob estandartes, com a Shechiná em nosso meio, exatamente como os anjos!..."

Por que desejaram estandartes? Ansiavam sentir a santidade especial de posicionarem-se como o exército Celeste, que beneficiava-se de um nível mais elevado de ligação com o Todo-Poderoso.

D'us informou então a Moshê que Ele concederia ao povo judeu seu pedido pelos estandartes.

Porém foi apenas trinta dias depois do Tabernáculo ter sido erguido (e a Shechiná, que partira após o pecado do bezerro de ouro) que D'us considerou os judeus merecedores de atingirem esse nível superior de santidade. D'us ordenou a Moshê: "Os judeus devem acampar sob quatro estandartes líderes."

Como as Quatro Divisões Levantavam Acampamento e Seguiam Jornada
Quando as Tribos levantavam acampamento e seguiam jornada, entravam em formação de acordo com as especificações de D'us.

O Todo-Poderoso instruiu Moshê: "Ao iniciar cada jornada, a divisão sob o estandarte de Yehudá deve avançar para frente, e viajar a testa. Deve ser seguida pelas famílias levitas de Guershon e Merari. A próxima divisão a marchar é a de Reuven seguida pela família levita de Kehat. Então deverá avançar a divisão de Efrayim, e finalmente a de Dan."

A ordem em que viajavam foi determinada de acordo com um profundo plano Divino.

Yehudá ia à frente. E o grupo de Dan marchava por último. Por que? Quando Yaacov, nosso Patriarca, abençoou Yehudá, comparou-o a um leão. E quando Moshê deu-lhe sua última bênção, também comparou a tribo Dan a um leão. Por causa de sua grande força como "leões", estas duas tribos foram escolhidas para estarem à frente e atrás do povo judeu durante as viagens.

A tribo de Dan, que era uma tribo numerosa, além de rechaçar os inimigos que atacavam pela retaguarda, recuperava artigos perdidos por outras tribos.

A Grandeza dos Estandartes
Quando os israelitas tomavam suas respectivas posições sob os estandartes, a Shechiná descia das bandeiras celestiais para pairar sobre os judeus. Eram, desta forma, elevados a novos píncaros de santidade, como o exército de D'us na Terra.

As nações gentias que viam os judeus descansarem sob os estandartes eram tomadas de temor e reverência. Conseguiam reconhecer a santidade de um povo que vivia como uma unidade organizada para servir o Todo-Poderoso. Sentindo que os judeus na Terra pareciam-se com anjos Celestiais, exclamavam admirados: "Que nação é esta que se parece com a aurora, bela como a lua, clara como o sol, e que inspira temor sob seu estandarte?!"

A memória dos estandartes jamais foi esquecida por nosso povo.

Por milhares de anos depois de haverem tido os estandartes, sempre que um judeu era perigosamente tentado a comprometer sua fé a fim de granjear fama e fortuna, replicaria às persuasões dos gentios: "O que podem oferecer que se possa comparar à grandeza que uma vez experimentamos? No deserto, estávamos sob os estandartes, como o Acampamento de D'us na Terra. Suas promessas são míseras e insignificantes, comparadas às do Todo-Poderoso."

Assim, a lembrança da glória dos estandartes auxiliou os judeus a permanecerem fiéis e leais à Torá.

Texto extraído do site:  http://www.pt.chabad.org/


15 comentários:

  1. Shalom
    Gostaria de adquirir estes estandartes ha possibilidade??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jerusa! Eu confecciono diversos produtos diferentes com o símbolo das tribos! Me passa o seu whatsapp ou me chame no 11 973816398

      Excluir
    2. Shalom! Boa noite! Me interesso pelos estandartes!! Qual o valor???
      Vcs tem ZAP?

      Excluir
  2. Paz!

    Gostaria de saber onde posso adquirir estes estandartes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fernanda! Eu confecciono diversos produtos diferentes com o símbolo das tribos! Me passa o seu whatsapp ou me chame no 11 973816398

      Excluir
  3. Existem esses estandartes para comprar quanto e

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Eu confecciono diversos produtos diferentes com o símbolo das tribos! Me passa o seu whatsapp ou me chame no 11 973816398

      Excluir
  4. Bom dia, Shalom, Onde compro um estandarte desse?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Eu confecciono diversos produtos diferentes com o símbolo das tribos! Me passa o seu whatsapp ou me chame no 11 973816398

      Excluir
  5. Olá! Eu confecciono diversos produtos diferentes com o símbolo das tribos! Me passa o seu whatsapp ou me chame no 11 973816398

    ResponderExcluir
  6. Shalom, Onde compro um estandarte desse?

    ResponderExcluir
  7. Queria encomenda os 12 da tribo de juda!como faço?

    ResponderExcluir
  8. Bom dia..

    Como faço para adquirir esses estandarte?

    ResponderExcluir
  9. Bom dia
    Meu Whatsapp 71 98844.0479 Jeane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por favor se possível entre em contato nesse Whatsapp ainda hj. Obrigado. Tenho interesse nos estandartes.

      Excluir