terça-feira, 19 de julho de 2011

História de Zichron Yaakov


Em dezembro 1882 cem membros do movimento Zion Hovevei da Romênia comprou um terreno em Zichron Ya'akov (então conhecido como Zammarin) com a intenção de colonizar a terra.  


No entanto, o terreno rochoso foi muito difícil para a fazenda e um surto de malária resultou nas mortes de adultos e crianças. O principal cemitério em Zichron Ya'akov é o último lugar de descanso de muitos dos colonos e suas famílias e suas pedras gravadas ainda são visíveis hoje. Nestas circunstâncias difíceis muitos dos colonos deixaram o lugar nos primeiros 12 meses.

 






Em 1883 o Barão Edmond James de Rothschild decidiu ajudar os colonos remanescentes. Planos foram formuladas para o desenvolvimento da terra para fins agrícolas e para o estabelecimento de uma área residencial. Foi nessa época que Baron Rothschild renomeado a cidade Zichron Ya'akov em memória de seu pai, o Barão James (Ya'akov) Mayer de Rothschild.


 
Planejadores profissionais projetaram a rua principal com inspiração francesa, unidades de telhado com telhas de habitação de frente para a estrada. Por trás de cada casa havia um pátio interior longo e um edifício traseira para armazenar alfaias agrícolas.






Esta rua hoje é a rua principal de Zichron Yaakov e é conhecido como o Midrahov. Os pátios original e dependências traseira ainda são visíveis em muitos lugares.

Elias Shaid, caixeiro do Barão, foi responsável pela administração e garantiu que a cada agricultor fosse pago um salário pelo seu trabalho. Ele dirigiu a economia agrícola de acordo com os desejos do Barão e o prédio onde ficava seu escritório permanece até hoje em frente ao jardim público conhecido como o Tiyyul Gan.

                                                                                                                                                                 




O Barão também encomendou a construção da sinagoga Ohel Ya'akov em honra de seu pai.

A sinagoga tem servido Zichron Ya'akov desde 1886 e é uma característica notável da arquitetura da cidade no extremo norte do Midrahov. A sinagoga mantém os serviços diários (mais no Shabat e feriados) e é muito amada pelos moradores da cidade.

 


Em 1885, após vários fracassos econômicos, o Barão ajudou a estabelecer a primeira adega em Israel, a vinícola Carmel-Mizrahi. Uma fábrica de engarrafamento também foi fundada na região - no que é hoje Kibbutz Nahsholim. Inicialmente, a adega foi um sucesso econômico, mas em 1892 as videiras foram atacadas pela filoxera doença e colheita era impossível. Mudas posteriormente americanas que eram  resistentes foram plantadas e da vinícola floresceu uma vez mais, como faz até os dias atuais.

Zichron Ya'akov continuou a se desenvolver lentamente e em 1912 a população da cidade aumentou e chegraram novos imigrantes do Iêmen, muitos cujos descendentes vivem em Zichron Ya'akov hoje.


 
Na época da Primeira Guerra Mundial, o famoso engenheiro agrônomo Aaron Aaronson e sua família viviam na cidade. O domínio turco resultou em grandes dificuldades para os moradores e, como resultado Aaron fundou a Nili, um grupo de inteligência secreta que forneceu informações para o governo britânico.






Sua irmã, Sarah, também se tornou um agente para os britânicos e em 1917 ela se suicidou, em vez de revelar quaisquer segredos para os turcos que prenderam-na. A Casa Aaronson é agora um museu aberto aos visitantes.

Quando os ingleses chegaram ao poder, a cidade começou a florescer e várias tentativas foram feitas para crescer a produção de tabaco, azeitonas e flores para perfume. Em 1935 havia 1.650 habitantes em Zichron Ya'akov. Em 1951, três anos após a fundação do Estado de Israel, a população foi de 4.200 pessoas. Este número tem aumentado ao longo dos anos e hoje temos cerca de 18.000 habitantes.

Hoje Zichron Yaakov é uma importante atração turística. Em 2008 foram anunciados planos para desenvolver ainda mais o centro da cidade a partir do Midrahov através Derech HaYayyin, para baixo em direção ao Carmelo.

 





Este bairro de estilo rural está situada no lado oriental da cidade pitoresca de Zichron Yaacov, com vista para as notáveis montanhas do Carmelo.Tem transporte principal (incluindo a estrada de cross-country # 6) e da estação ferroviária, que oferece fácil acesso e mobilidade conveniente.

O projeto foi construído em torno de um parque privado que inclui playgrounds, quadras esportivas, trilhas para caminhada de pedestres, ciclovia e um único skate park, tudo para o bem-estar de seus moradores.

 





O projeto inclui 750 apartamentos com telhas vermelhas (no perímetro) e varandas especialmente grande, apartamentos jardim, apartamentos sala 4-5 e duplex de luxo, lofts e duas villas Unit.


As especificações técnicas incluem CCTV interfone, um lobby projetado, estores eléctricos na sala, projetada porta da frente, a preparação para mini-ar condicionado central, piso em porcelanato esmaltado, pia de cozinha acrílico, piso em madeira laminada no quarto principal e estacionamento privativo.


 

O que nais você quer?


Nenhum comentário:

Postar um comentário