sexta-feira, 15 de julho de 2011

Justo entre as Nações



O Yad Vashem, Holocausto dos Mártires e Heróis Remembrance Authority, realizará uma cerimônia nesta quinta-feira em que ele vai honrar postumamente Stefan e Maria Magenheim da Polônia como Justo entre as Nações.

O sobrinho do casal, Stefan Laudyn, Director do Festival de Cinema de Varsóvia, aceitará a medalha e certificado de honra em seu nome. O evento terá lugar na presença de familiares e amigos, bem como educadores de uma dúzia de países atualmente na Escola Internacional para Estudos do Holocausto para um seminário de três semanas.

O casal será homenageado por salvar a vida de Wlodziu Berg de cinco anos de idade na Varsóvia, Polônia. Em 28 de setembro de 1939, os alemães ocuparam Varsóvia e um ano mais tarde um gueto foi estabelecido para confinar cerca de 375 mil judeus. Cerca de 300.000 judeus foram deportados do gueto de Varsóvia para o campo de extermínio de Treblinka, nos dois anos seguintes, e outros 6.000 foram deportados em janeiro de 1943.

Foi quando os pais de Wlodziu perceberam em março 1943 que, se quisessem salvar seu filho, eles teriam que dar a criança a amigos. Eles pediram vários amigos poloneses para cuidar da criança, mas como esconder um judeu era punível com a morte, as pessoas tinham medo de ajuda-los. Desesperados decidiram falar com Stefan Magenheim, que costumava trabalhar com o pai de Wlodziu na publicação de um jornal diário polaco. Ele e sua esposa Maria, era um casal de idosos sem filhos, e assim concordaram em levar a criança para sua casa.

A criança foi contrabandeada para fora do gueto para a casa de Stefan e Maria. O casal disse que os seus vizinhos, ele era o filho de amigos que tinha sido preso pelos alemães, mas Stefan e Maria viviam constante amedrontados  de que o menino pudesse divulgar sua verdadeira identidade. Com certeza, três semanas depois da chegada do Wlodziu na casa Magenheim, eles foram traídos, provavelmente por um vizinho. A szmalcownik (poloneses que extorquiam dinheiro de judeus escondidos ou de quem  protegia judeus poloneses) chegou ao apartamento Magenheim, e enquanto Maria lhe deu algum dinheiro, ficou claro que eles tinham que levar a criança para um lugar mais seguro, um esconderijo.

Com a ajuda de Magdalena Grodzka-Guzkowska,  Wlodziu foi levado para um orfanato perto Otwock, onde permaneceu por dois anos. Durante esse período, Maria ia para o orfanato sempre que podia, levando bolos e outras guloseimas para o pequeno Wlodziu.

os pais sobreviveram ao Holocausto e se reuniram com o filho e mais tarde mudaram seu sobrenome para Donat e emigraram para os Estados Unidos, onde tornou-se Wlodziu William.

A história do resgate é descrito no apêndice de "O Holocausto Reino", um livro de memórias escrito por seu pai, Alexander Donat. Stefan Magenheim faleceu em 1950, e sua esposa Maria faleceu em 1966. Eles foram reconhecidos pelo Yad Vashem, em fevereiro de 2009 como Justo entre as Nações.

"Dai honra a quem tem honra"


Fonte http://www.israelnationalnews.com/News/News.aspx/145657

Nenhum comentário:

Postar um comentário