terça-feira, 19 de julho de 2011

Monte Herzl






"Se você quiser isso não será um sonho" ensinou Theodor Herzl no primeiro Congresso Sionista em Basiléia - 1897. Visionário de um Estado Judeu, Hertzl  iria dedicar a sua vida lutando para encontrar um lar nacional judaico. Ao escrever seu livo O Estado Judeu ensina, passo a passo, como construir um país e ali determinou as cores da bandeira: azul e branco.





Ele morreu em 1904 com a idade de 44 anos  e em seu testamento pediu para ser enterrado em um Estado judeu, juntamente com sua família. Seu desejo foi cumprido um ano após a criação de Israel em 1949. Seus ossos foram exumados de Viena e foram enviados a Jerusalém, na presença de 6000 pessoas de todo o mundo.

O Monte Herzl é o ponto mais alto em Jerusalém (2736 pés). Ele está situado perto do famoso memorial Yad Vashem, o museu mais importante do mundo dedicado a Shoah. 






 
Assim, o Monte Herzl simboliza a continuidade, já que tanto Herzl, como os mais importantes líderes ou heróis da 2ª Guerra Mundial estão enterrado lá junto com líderes sionistas.

Marion Vaz






Nenhum comentário:

Postar um comentário