sábado, 30 de julho de 2011

Tributo a Naomi Shemer





Naomi Shemer foi uma das mais importantes compositoras israelenses desde antes da fundação do Estado de Israel. Suas posições políticas costumavam causar calorosos debates, como, por exemplo, seu apoio aos colonos nos territórios ocupados. Já sua música conseguiu unir diferentes opiniões, tocando fundo a alma israelense.

Nascida em 1930 às margens do lago Kineret em Tiberíades, no assentamento que mais tarde se transformaria no Kibutz Kineret.

Naomi Shemer começou a tocar piano aos seis anos de idade e rapidamente passou a participar das “rodas de música” que eram organizadas no Kibutz. Serviu o Exército de Israel como integrante do conjunto Nachal e mais tarde cursou a Academia de Música em Jerusalém.

 



Um ponto marcante de sua carreira foi o ano de 1967 quando compôs “Yerushalaim Shel Zahav”. Esta musica foi cantada pela primeira vez no rádio no Festival de musica Israelense na festa de Yom Haatzmaut.  A musica agradou tanto que foi cantada várias vezes nesse festival.


Três semanas depois estourou a Guerra dos Seis Dias, época em que Jerusalém foi unificada. Dias depois, a mesma melodia foi cantada por paraquedistas israelenses sobre o Monte do Templo e ao lado do Muro Ocidental. 












Pela beleza da musica e o convite de amor a Jerusalém, tenho certeza que foi essa melodia que sensibilizou a população e os soldados e os capacitou a romper as barreiras e conquistar aquela parte da cidade e unificando “Jerusalém de Ouro” para sempre. 

A última frase da melodia dizia Im eshkaché Yerushalaim asher kulá zahav - ...Se me esquecer de ti Jerusalém que és toda de ouro... Depois da guerra, Naomi escreveu a estrofe que faltava na melodia mostrando que “um novo sol resplandece...”  e  “o shofar chama no Monte do Templo” . 

A coleção completa das obras de Naomi Shemer chega a 121 canções. Ela compôs para vários grupos musicais e também escreveu diversas músicas infantis. Em 1987, ela recebeu o Prêmio Israel da Canção hebraica. Em 2001, recebeu o título de Doutor Honoris Causa da Universidade de Tel Aviv.

 
Shemer faleceu em 26 de junho de 2004 e descansa no Kibutz Kinneret, onde nasceu. Ela deixou marido, dois filhos, quatro netos, um irmão e uma irmã. Mas do que isso, Naomi Shemer deixou um legado musical e belíssimas canções que demonstram amor a Eretz Israel.


Que o seu nome seja lembrado para sempre!   








Marion Vaz


Se você quer ouvir a melodia Yerushalaim Shel Zahav é só clicar em:


http://www.youtube.com/watch?v=L8Co7IzOyhw




Nenhum comentário:

Postar um comentário