quinta-feira, 21 de julho de 2011

Vale de Jezreel



Conhecido com Esdraelon, Vale Esdrelon, Planície de Megido, Grande Planície de Esdrelon, Grande Planície de Megido, Merj ibn-'Amir "O Vale", Vale de Megido


Vale Jezreel visto do monte Carmel






O Vale de Jezreel se espalha para o norte e leste do Monte Carmelo, oferecendo uma passagem exuberante para viajantes internacionais desde os tempos antigos. 









 


No solo fértil torna-se o celeiro do país também. A Bíblia fala da coligação de exércitos neste vale chamando o local de Vale do Armageddon.


 


Monte Carmel

A estátua do profeta Elias no mosteiro carmelita reflete a vitória do Senhor sobre os profetas de Baal. Pouco tempo após o fogo descer do céu consumiu o sacrifício do altar de pedras, e até mesmo a água.







Porque biblicamente Carmel é, na maioria das vezes, um símbolo de beleza e fertilidade, mas o monte Carmel foi a mais significativa barreira nos tempos antigos para o tráfego ao longo da planície costeira. Os 1500 metros da montanha de pedra calcária  impediu  exércitos e comerciantes que viajavam para o Vale de Jezrel.



Monte Tabor

Próximo ao monte encontramos a cidade de Nazaré e o monte Tabor que se agiganta a leste. Enquanto a tradição cristã atribui à transfiguração de Jesus neste lugar, é mais provável que tenha ocorrido na área em torno de Cesareia de Filipe. Em Juízes lemos que Débora e Barak ficaram acampados no Monte Tabor com o exército israelita antes de atacar e derrotar a força Cananéia de Sísera.

Monte Gilboa 


Monte Gilboa está do lado sudeste do Vale de Jezreel. O rei Saul sentiu-se forçado a cometer suicídio nestas encostas ao enfrentar uma derrota certa pelos filisteus. Ao saber da morte de Saul e Jônatas, David amaldiçoou a montanha: "ó montes de Gilboa, que vocês não têm nem orvalho nem chuva, nem campos que produzam ofertas" (2 Sam 1:21).


 




Ein Harod                                      




Aos pés do Monte Gilboa está Ein (primavera de) Harod. Juízes 7 descreve as ações de Gideão com seu exército.












Ele trouxe os homens para a primavera e separou-os para a guerra com base em como eles beberam da água. Hoje, a piscina fica logo em frente à caverna onde a primavera emerge.

Harod Vale 

Esta visão fantástica é cheia de história bíblica. A partir desta localização em Tel Jezreel olhar para o leste, é quase possível imaginar o ungido (mas ainda não coroado) Jeú "dirigindo como um louco", em seu caminho para matar os reis de Israel e Judá. 900 anos mais tarde aqui Jesus curou os leprosos 10, provavelmente em algum lugar deste vale.




Fonte:  http://www.bibleplaces.com/jezreelvalley.htm


 
Ouvir
Ler foneticamente

Nenhum comentário:

Postar um comentário