domingo, 4 de setembro de 2011

Tiberíades




A localização geográfica da cidade de Tiberíades fez dela o centro turístico, comercial, administrativo e cultural. Esta se estende em altura sobre a margem montanhosa, chegando os bairros novos chegam a 461 metros acima do nível do lago e 249 metros acima do nível do mar, apresentando grande variação de temperatura, vegetação e índice pluviométrico entre a Cidade Velha, ao nível do lago, e as partes mais altas da Cidade Nova. 





A cidade está situada à margem ocidental do Kineret, o Mar da Galileia.


 









O nome deriva de Kinor, que significa harpa porque seu formato lembra uma ou porque o som de suas ondas é tão melodioso quanto o de uma harpa. O rio Jordão percorre o lago do norte ao sul e segue seu curso pelo vale até terminar no Mar Morto.








 

História



Tiberíades foi fundada entre os anos 14 e 18 da Era Comum por Herodes Antipas, filho de Herodes o Grande, rei da Judéia, sobre os restos de um antigo sítio bíblico, Rakkat. Seu nome é em homenagem ao imperador romano Tibério. No século III os rabinos inconformados com a origem romana do nome da cidade, tentaram hebraizá-lo, considerando-o derivado das palavras Tov Reia, ou bela vista, “bel vedere”, o que condiz com o panorama que se admira.

A cidade, planejada em estilo helenístico, se tornou rapidamente a capital da Galileia e sedia os escritórios governamentais. De acordo com o historiador Flavio Josefo, sua população originariamente era constituída por gregos, escravos libertados e gente sem terra. Como haviam sido encontrados túmulos no local em que foram colocadas as fundações da cidade, esta era proibida para os judeus ortodoxos que inicialmente a visitaram.






O caráter helenizado da cidade mudou no século II quando Rabi Shimon Bar Yohai retira o anátema que pesava sobre ela. É preciso salientar que depois da destruição do Segundo Templo, da ocupação de Jerusalém e da repressão das autoridades romanas, começaram a surgir novos pólos espirituais na Galiléia cuja importância cresceu rapidamente.

Tiberíades passou a ser a sede do Sanhedrim, o Conselho que representa a máxima autoridade religiosa depois da perda do Templo.

Na cidade residiu o Patriarca ou Nassí e esta continuou cidade dos judeus até o século VII quando, com a conquista árabe, as autoridades religiosas se transferem novamente a Jerusalém. É considerada uma das quatro cidades sagradas, junto com Jerusalém, Safed e Hebron.

Grandes mestres viveram na cidade que sediava uma importante academia rabínica. Entre eles lembramos Rabi Meir, Rabi Yohanam, Rabi Ami e Rabi Assi; seus ensinamentos, suas perguntas e suas respostas estão reunidas na Guemará, compilada no final do século V, representando o corpo principal do Talmud Yerushalmi.

Os mestres do Talmud da Palestina e da Babilônia compreenderam que tudo o que sobrou depois da destruição do Templo e da ocupação da Terra de Israel era o livro da Torá, e eles fizeram do seu estudo  a força motora que preservaria o povo durante dois milênios.




A antiga Tiberíades, ao sul da moderna cidade com o mesmo nome, é onde se pode encontrar a maior parte das ruínas arqueológicas da Tiberíades Romana e Bizantina. Foi encontrada uma casa de banhos que se acredita ter sido a principal de Tiberíades mencionada no Talmud, bem como muitos outros prédios públicos. Estão sendo feitas escavações no local. Vídeo sobre Museu a céu aberto mostra as ruínas e parte da cidade nova de Tiberíades -  Pode conferir http://www.youtube.com/watch?v=Vj7iD5lGST8
 
Ruínas da casa de Pedro










 
Igreja de S.Pedro











Dentre os numerosos sábios e rabinos que viveram em Tiberíades, dois tornaram-se mundialmente famosos, em sua época: o filósofo e escritor judeu do Séc. XII, Rambam Maimônides, que tem sua tumba no centro da cidade; e o rabi MeilHanes, cuja tumba encontra-se próximo às águas termais, em um cenário dos mais privilegiado de Tiberíades.

Atualidade   

Hoje, Tiberíades é uma bela cidade e um importante centro turístico. A estrada que se aproxima de Tiberíades do sul é de espetacular beleza. Uma cidade judia com uma população de cerca de 40.000 pessoas. 









Alguns podem querer se vangloriar das estradas da Flórida, no entanto, se você vir a Tiberíades através desta estrada você vai esquecer rapidamente tudo o que eles falam.


A cidade tem pelo menos 30 hotéis e outros alojamentos para todos os tipos de pessoas. Venha visitar o Hotel Sheraton, o Holiday Inn Hotéis ou o rei Salomão e outros.











Há muitas boas casas, apartamentos e condomínios aqui. Quase todos têm excelentes vistas. Venha para um passeio e visitar as muitas lojas e restaurantes que a cidade tem para o povo judeu desta cidade pitoresca.



Há muitas atividades para o turista e todos os cidadão também, centros comerciais, mercados e se olhar por esse ângulo, está considerando a cidade como um futuro lar. 











Sem dúvida, a maior atração que traz muitos judeus até aqui é o desejo de viver ao lado do belo lago Kineret. Sem esquecer que este país é de D-us.



 
25 minutos a sudoeste de Tiberíades encontramos o famoso Monte Tabor. A história está viva no local onde Debora, a profetisa e juiza de Israel, com 10.000 soldados se prepararou para a batalha contra o inimigo para o derrotar.










Nas terras planas abaixo o inimigo se aproximou com um vasto exército e 900 carros de ferro. Lá, o inimigo foi derrotado. Estas são as mesmas terras planas que se estendem até o Vale Jezre'el.








Há uma estrada fora da cidade de Tiberíades que leva à cidade santa de Safed. Como se viaja ao norte da cidade pode-se olhar para trás para um último olhar e saindo da cidade para o norte, você vai entrar em alguns da região montanhosa mais bonita do mundo.








Então, venha a Israel e conheça Tiberíades!


 Marion Vaz





Nenhum comentário:

Postar um comentário