quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Beethoven in Beit Lechem



Concerto da Orquestra Nacional Palestina na Igreja da Natividade, na semana passada mostrou que a música clássica está florescendo em Belém..


"Feliz Natal e Feliz Ano Novo do Ministério do Turismo israelense", dizia o sinal que atualmente recebe os visitantes a Belém. É um pouco irônico, dada a sua localização ao lado de postos de controle operados por soldados israelenses  armados e protegidos por coletes à prova de balas!



 

Um concerto de Natal na Igreja de Belém da Natividade.
Foto por: David Bachar







Mas a sensação durante o Festival de Luz Cristã -  feriado de renovação e otimismo – foi mesmo de cerco em uma cidade que é cortada pos muros e barreiras, sem que se possa entrar ou sair sem permissão.


O isolamento de Belém também trouxe dificuldades econômicas, escassez de água e pobreza. Mas também tem outro lado: Sua sociedade é homogênea, por isso não sofrem com o tipo de violência que explode, por exemplo, em Jerusalém Oriental, onde a presença do exército e da polícia e dos grandes enclaves no coração dos bairros árabes, inflamam a situação.

Mas a temporada de férias trouxe um aumento no turismo de Belém. Os turistas geralmente vêm de autocarro para uma visita rápida durante o dia, ao invés de ficar lá e desenvolver algum tipo de relação com a vida da cidade. Eles dão apenas uma olhada rápida nos locais sagrados, compram algumas lembranças e saem. Ainda assim, este tráfego injeta um pouco de vida em Belém e ajuda a seus moradores ganhar a vida.

Dois dias antes do grande evento que é transmitido em todo o mundo  atrai milhares de peregrinos – A Missa do Galo na noite de Natal na Igreja da Natividade - localizada no local do nascimento de Jesus  e o Concerto "para a Vida e Paz ". 

Este ano o concerto na Terra Santa  foi diferente devido à mudança de percepção sobre o papel da música para promover a paz.


Artigo de Noam Ben-Zeev – Jornal Haaretz


Fonte:  http://www.haaretz.com/culture/arts-leisure/beethoven-reborn-1.404301

Nenhum comentário:

Postar um comentário