sábado, 31 de dezembro de 2011

Papai Noel Israelense



Embora a religião judaica seja categórica quanto as as suas tradições, parece que as comemorações natalinas vão além dos limites da velha Beit Lechem (Belém). Pelo menos essa é a novidade na região costeira de Israel que, por ocasião do Natal – data comemorada em quase todo mundo - aparece um papai noel israelense.

Ele vive no bairro Wadi Nisnas de Haifa. O homem que tem 52 anos é um ex-fotógrafo de casamento, casado e pai de três filhos. Ele tem a função semi-oficial de Papai Noel de Haifa há 25 anos. Um trabalho voluntário de tempo integral.

"Começou como uma brincadeira, quando eu costurava uma roupa de Papai Noel e fui visitar a família", recorda. "Eu distribui presentes para todas as crianças na família, e dei o que restou a uma família carente. A mãe me abençoou e me desejou muitas crianças."

Exatamente um ano depois, seu filho mais velho nasceu. Neste dia, ele resolveu manter a promessa que fez em seguida: vestir-se a cada ano como Papai Noel e distribuir presentes para as crianças.

A casa do Papai Noel israelense é muito enfeitada com bandeiras vermelha e branca penduradas na frente. Coloridas decorações de Natal no pátio. Caixotes cheios de presentes ao lado do trono do Papai Noel. Alem de uma grande e brilhante árvore, decorada com um número abundante de luzes coloridas. Em um canto da sala, em uma poltrona de proporções generosas para ele sentar-se.

No dia 24 de dezembro o Noel de Israel foi o convidado de honra ao que Haifa chama o Festival dos Festivais, um evento anual destinado a marcar o Natal e Hanukkah. Primeiro participou de um desfile e decorou uma árvore de Natal montada em um caminhão. Depois foi para sua casa para todos os “filhos” de Israel, que são convidados a fila para receber um presente de Papai Noel.

Este ano distribuiu nada menos que 3.000 presentes doados por particulares e empresas, bem como alguns que ele mesmo comprou. Como faz todos os anos, visitou os hospitais de Haifa e distribuiu presentes para as crianças lá. "Eu gostaria de ir a Tel Aviv, mas eu simplesmente não tenho tempo", diz ele.

O ”bom velhinho” gordo e simpático diz: "Estou aqui para todos: Muçulmanos, judeus, cristãos” – fala em hebraico, em árabe e em Inglês: “Feliz Hanukkah, Natal e Ano Novo também."


Um comentário: