quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Tributo a Aimee Stitelmann


Praticando Justiça sobre a Injustiça  

A comissão do governo suíço está chegando ao fim depois de limpar os nomes de 137 pessoas consideradas criminosos porque eles ajudaram judeus a escapar da perseguição nazista durante a Segunda Guerra Mundial.

A comissão foi criada no início de 2004 para usar uma nova lei sobre "reabilitação".

 
Flores para as vítimas do antigo campo da morte nazi de Auschwitz são vistos em uma linha férrea durante as cerimônias marcando o aniversário de 66º da libertação do campo pelas tropas soviéticas.


Photo by: Reuters

 


A lei permitia o reconhecimento póstumo de pessoas injustamente criminalizada sob as leis suíças sobre a neutralidade porque contrabandeados através das fronteiras refugiados judeus entre 1938 e 1945.

Alguns foram presos ou multados, e muitos empregos perdidos. A comissão, mandatada para terminar em 2011, disse que seu objetivo era reparar o dano causado por um "grave injustiça" da história.

Apenas uma pessoa, Aimee Stitelman de Genebra, viveu tempo suficiente para ver seu nome limpo em 2004, e morreu meses depois. 

 

Aimee Stitelmann, uma franco-suíça de 79 anos que morava em Genebra, na Suíça, salvou entre 1942 e 1945 quinze crianças, a maioria dos quais eram órfãos.







"Meu irmão e eu e nossos filhos e nove netos estamos aqui hoje por causa do que uma menina de 17 fez por nós", disse Amelkin-Luft. De um total de 11.000 crianças deportadas da França ocupada pelos nazistas, apenas 300 voltaram - acrescentou.

O Blog Eretz Israel rende tributo a  Aimee Stitelmann praticando justiça sobre a injustiça.

Fonte:
http://www.haaretz.com/jewish-world/switzerland-clears-citizens-criminalized-for-helping-jews-during-world-war-ii-1.404395

http://isurvived.org/InTheNews/SwissWoman.html

Um comentário:

  1. A PAZ! PASSO PARA DESEJAR UM FELIZ ANO NOVO E UM 2012 CHEIO DA GRAÇA DE DEUS PARA VOCE E OS SEUS! FIQUE NA PAZ!

    ResponderExcluir