sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Enlutados pelas Vítimas do Holocausto


Tzom Assará BeTevet


"O dia 10 de Tevet foi escolhido como Dia Nacional de Luto pelas Vítimas do Holocausto cuja data de morte não é conhecido. Por que o dia 10 de Tevet foi escolhido para ser um dia de luto?

Panorama Histórico

O Holocausto atingiu proporções tão grandes de matança, que para a maioria dos mortos não foi possível determinar uma data para se celebrar o Yahrtzeit (aniversário de morte). Para muitos, também não havia sobreviventes para rezarem o Kadish (reza em memória pelos enlutados), então, como estas vítimas seriam lembradas?

Em 1948, o recém e determinado Rabinato Central de Israel propôs um Dia Geral de Kadish para ser recitado em memória a todos que se encaixavam na categoria acima. Eles escolheram 10 de Tevet, que tradicionalmente marca o início do cerco a Jerusalém que levou à destruição do Templo.

A Escolha do Dia

A escolha do dia claramente reflete a incorporação de uma tragédia contemporânea na tradição judaica. Umas das discussões geradas foram se isto não estaria se sobrepondo à Halachá, introduzindo-se novas formas de ritual no já tradicional ritual judaico

Ao escolher esta data, os rabinos estavam claramente assumindo que a tragédia do Holocausto deve ser vista dentro do contexto das catástrofes associadas à destruição do Templo e da Independência Judaica. Mas por que não escolher Tishá (9) BeAv, que é sem dúvida a principal representação desta noção, enquanto 10 de Tevet é sem dúvida a data menos significativa do calendário judaico?

De fato, o dia nacional para lembrança de todas as vítimas do Holocausto, Iom HaShoa VeHaGvura foi determinado no dia 27 de Nissan, depois dos dias felizes de Pessach, e próximo a Iom HaAtzmaut, dia da Independência de Israel, identificando claramente uma data significativa para a lembrança do Holocausto.

A escolha de 10 de Tevet como dia de memória para aqueles cujo Yahrzeit é desconhecido é mais do que uma concessão rabínica: o jejum é significativo, pois representa a semente da destruição. O Holocausto, assim como a Destruição dos dois Templos, não aconteceu isoladamente. Foram eventos planejados sistematicamente.

Também havia sido sugerida a proximidade desta data com os eventos felizes de Chanucá, quando os serviços no Templo foram reestabelecidos após as medidas opressivas por parte dos tiranos gregos, quando a independência judaica foi renovada, servindo para ensinar uma importante lição: na prática, as conquistas dos hasmoneus tiveram curta duração. Em menos de cem anos do sucesso militar e espiritual de Yehuda HaMacabi, os judeus voltaram a entrar em conflito, e a influência estrangeira novamente invadiu a tradição judaica.

Portanto, o jejum de 10 de Tevet implora para que cada judeu considere não apenas os eventos pelos quais eles passaram, mas também os que seus antecedentes vivenciaram, e as consequências que eles tiveram. Isto é claramente alimento para nossos pensamentos nos dias de hoje, no justo posicionamento deste jejum unido a significante lembrança às vítimas do Holocausto. O dia é marcado por programas educativos especiais nas escolas...."


Artigo extraído da Webjudaica:   http://www.webjudaica.com.br/chaguim/textosFestaDetalhe.jsp?textoID=51&festaID=19
       

Nenhum comentário:

Postar um comentário