domingo, 22 de abril de 2012

Histórias relacionadas ao Shoah


Pintura de 500 anos de idade

A matéria exposta no portal judaico da Ynet nos traz dois fatos interessantes relacionados ao shoah.

Em primeiro lugar essa pintura leiloada pelo governo francês durante a ocupação nazista na Segunda Guerra Mundial voltou para mãos de uma família judia que provou que foi  vendida ilegalmente.

Autoridades norte-americanas em Tallahassee na quarta-feira assinou a papelada para retornar aos representantes da família de Federico Gentili di Giuseppe essa pintura do século 16 que tem estilo barroco.

Ele morreu em 1940 pouco antes de os nazistas ocuparem a França. O governo de Vichy vendeu a pintura, mas a venda foi considerada ilegal.

A família planeja leiloar "Cristo carregando a cruz" no final deste ano. Ele pode ser arrematado por US $ 3,5 milhões.




Sobrevivente do Holocausto e uma boneca que salvou sua vida

Malka Springer, 82, doa uma boneca e diz ela a ajudou a sobreviver aos horrores do Holocausto

Sobrevivente do Holocausto Malka Springer comemorou seu 82 º aniversário. Desde a Segunda Guerra Mundial terminou, Malka reconstruiu sua vida, com sua própria família, e ainda assim manteve-se ligado a sua boneca de infância - que ela diz, ajudou-a a sobreviver à guerra.

Springer nasceu na Polônia em 1930 como Malka Chesher. Crescendo em um bairro não judeu, Malka não tinha permissão para ir ao jardim de infância ou brincar com as outras crianças. Sua irmã só tinha 10 anos mais velho, e Malka era a única criança na casa. "Os únicos amigos que eu tinha eram as minhas bonecas." Uma boneca especial acabou por ser especialmente importante.

 Martin Hecht perdeu a maior parte de sua família em Auschwitz. "Foi uma boneca muito pequeno", Malka lembra ", tinha o cabelo real e olhos que abriram e fecharam." Ela chamou de 'Heidi'. Quando a guerra estourou, Malka tinha 9 anos. Sua família fugiu para o leste, e Malka levou uma boneca com ela. Durante meses, a família caminhou para o leste até chegar a um campo de trabalho na Rússia.

Malka e seus pais sobreviveram à guerra, graças a sua irmã mais velha que se casou com um oficial do Exército Vermelho. O resto da família pereceu. Malka conheceu Yosef Springer depois que voltou para a Polônia. Eles se apaixonaram e decidiram se casar e vir para Israel em um navio de imigrantes ilegais ". Em Israel, eles construíram uma fazenda de gado leiteiro que os apoiou durante 40 anos.

"Depois que veio a Israel Yosef me diziam para jogar a boneca fora, mas eu não podia. Era um resto de minha casa, na Polónia, e eu insistia em mantê-la. Eu nem sequer deixar a minha filha para brincar com ele. Eu disse a ela o salvou minha boneca por isso devemos mantê-la segura. " Para este dia, o boneco permaneceu em excelente estado.

Malka disse que a princípio ela hesitou, mas depois ela percebeu que seria a melhor maneira de manter e honrar a boneca. "A primeira noite sem ele eu me senti mal, mas eu não me arrependo. Eu sei que está em boas mãos agora."


Nenhum comentário:

Postar um comentário