domingo, 27 de maio de 2012

Chag Shavuot 2012



A Festa de Shavuot - Chag Matan Torá - é citada na Torá como a festa da natureza e da agricultura. Em Pessach, celebramos o êxodo de nossos antepassados do Egito - da escravidão à liberdade; depois de meses vagando pelo deserto, os filhos de Israel chegaram ao Monte Sinai, onde receberam a Torá, por intermédio de Moisés.





Como os israelitas receberam a Torá em Shavuot, a festa é também chamado de Chag Matan Torá (Festa da Entrega da Lei). Nossos sábios enfatizam que apenas quando receberam os Dez Mandamentos os Israelitas se transformaram num povo livre. Nossos antepassados receberam a Torá por sua livre vontade e em total acordo com ela. (Êxodo 24:7).

De acordo com a tradição, a Torá foi entregue no ano 2.448 da Criação do Mundo.

Em Shavuot, o Povo de Israel concluia a colheita da cevada e iniciava a colheita do trigo, já que, em Israel, o mês de Sivan marca o término da primavera e o início do verão.

As Três Festas da Peregrinação (Shalosh Regalim) são:



Festa
Período
Fonte Bíblica
Pessach (Festa da Primavera)
Fim do inverno / Início da primavera
No tempo em que você iniciar a por a foice no milho (Deuteronômio, 16:9)
Shavuot (Festa da Colheita)
Fim da primavera / início do verão
Os primeiros frutos da colheita do trigo (Êxodo, 34:22)
Sucot (Festa da Reunião da Colheita)
Fim do verão / início do Outono
Quando você tiver recolhido seu trabalho dos campos (Êxodo, 23:16)
Depois que você reuniu sua colheita de milho e vinha. (Deuteronômio 16:1)


Três vezes ao ano nossos antepassados iam para o Templo em Jerusalém para trazer os frutos de suas terras como oferenda de agradecimento para o Senhor.

Há outro significado especial para a época de Shavuot, entre o Omer e a colheita. A festa foi marcada no fim do período de 7 semanas, o período de Contagem do Omer (Sefirat HaOmer) que começa no primeiro dia de Chol HaMoed Pessach em Israel (segunda noite da festa na diáspora). Neste período, os ventos vindos do leste e do oeste intensificam-se em Israel, trazendo instabilidade climática durante este período, trazendo nuvens e chuvas repentinas, afetando fortemente os campos e plantações. Por isso estes 49 dias são contados com ansiedade.

Com a chegada de Shavuot, o clima se estabiliza. Os fazendeiros já sabem o destino dos grãos semeados, mas ainda não têm garantia do sucesso da colheita dos frutos, que crescem no verão. Isto será conhecido apenas na Festa da Reunião da Colheita.

Além de Chag Matan Torá, a festa tem outros quatro nomes:
Shavuot
Na Torá, a festa é chamada de Chag HaShavuot, ou Festa das Semanas, de acordo com as sete semanas contadas entre Pessach e Shavuot.

"Vocês contarão 7 semanas; começando a contagem no período em que começarem a por a foice no milho. E deverão manter a Festa das Semanas perante o Senhor seu D'us..." (Deuteronômio, 16:9-10)

A Torá não identifica a data exata de Shavuot, que foi fixada no 15o dia do Omer (Levítico 23:16), e sempre cai no dia 6 de Sivan.
Chag HaKatzir
A Festa da Colheita. A colheita de cevada, que começa em Pessach, termina em Shavuot, quando começa a colheita do trigo (a cevada amadurece antes do trigo).

"E a Festa da Colheita, os primeiros frutos de seu trabalho, que vocês plantaram nos campos." (Êxodo 23:16)

"E você observará a Festa das Semanas, dos primeiros frutos da colheita do trigo. (Êxodo, 34:22)
Chag HaBikurim
A Festa das Primícias (primeiras frutas) - quando a oferenda de cevada é trazida em Pessach, a festa de "sua melhor colheita", então em Shavuot, no fim da colheita, quando a produção gerada pela colheita é oferecida.
Atzeret
Na Mishná e no Talmud, Shavuot é conhecida como Atzeret, que significa: uma assembleia festiva de todo o povo. Os peregrinos que chegavam a Jerusalém costumavam se reunir na Cidade Santa e celebrar a festa com alegria. Hoje, este evento agrícola é celebrado nos kibutzim e moshavim de Israel, com muita cantoria e dança. Este é o final do período de Pessach, assim como Shmini Atzeret é o final de Sucot.


Fonte: Webjudaica.com/


Nenhum comentário:

Postar um comentário