domingo, 3 de junho de 2012

Judaismo



Parashá Frutos do Céu e da Terra

"Escuta ó céus, e falarei: E a terra vai ouvir as palavras da minha boca." (Devarim 32,1)

O corpo de uma pessoa e alma vem a este mundo como um só. O corpo do homem é transitório, virando pó, quando a vida neste mundo chega ao fim. Seu espírito, no entanto, que é eterno passa para o mundo da verdade a ser ressuscitado com a vinda do Mashiach.

No curso normal dos acontecimentos descobrimos que as pessoas alimentam a sua existência física, materialista desde seus desejos e necessidades na área de frutas treethis são concretas, imediatas e observáveis.

O lado espiritual do homem é mais abstrato, intangível, e muito mais fácil negar e ignorar. É, no entanto, bem conhecido - até mesmo como a ciência moderna tem vindo a reconhecer - que o corpo e o espírito são interdependentes. Um espírito sem rumo vai orientar o corpo fora do curso e enfraquecê-lo. Um espírito vazio fará negligenciar seu bem-estar físico, levando à doença e à deterioração do corpo e da mente.

Os céus e as terras simbolizam espiritualismo e materialismo. Que muitas vezes se referem a assuntos espirituais como assuntos materiais e os celestes como terrestres. Para que não pensemos que estamos ignorando questões terrenas e viver nossas vidas neste mundo em um nível exclusivamente espiritual, Moisés nos informa nesta parte que duas testemunhas eternas, o céu e a terra, unem-se para simbolizar para nós, o equilíbrio adequado entre o físico e o espiritual.

Assim como a vegetação no solo não pode sobreviver sem o alimento e as chuvas e do orvalho celeste, assim também, a nossa existência física tem a sua própria legitimidade, desde que é nutrida por uma alma justa e rica interiormente.

Esta é a intenção do versículo que se segue (Devarim 32,2): "A minha doutrina deve cair como a chuva, o meu discurso deve destilar como o orvalho; como chuvisco sobre a erva e como chuvas sobre as ervas."

Coordenação e harmonia entre o corpo "terrestre" e da alma que é "celestial" são os frutos. Como Rashi comenta: ". ... Se eles serão considerados dignos, estas testemunhas virão e recompensá-los; a videira dará o seu fruto e a terra dará a sua produção e os céus darão o seu orvalho"

Rabino Simon A. Dolgin. Biografia: 1915 Nascido em Chicago. 1939 Doutor de letras hebraicas no Hebraico Collage Teológico. 1939 - 1971 rabino da Beth Jacob Congregation in Beverly Hills por 32 anos, morreu em Israel em 19 de abril em 89 anos de idade.
Fonte  http://www.virtualjerusalem.com/judaism.php?Itemid=4908

Nenhum comentário:

Postar um comentário