domingo, 22 de julho de 2012

Divergências Religiosas

Vários membros do Knesset receberam um exemplar do Novo Testamento. Na carta que acompanhou os livros, o diretor da Sociedade Bíblica Israelense, Victor Kalisher, informa aos parlamentares que esta nova edição do NT “esclarece as santas escrituras e ajuda a compreendê-las (…) ilustrando a relação estreita entre a Bíblia e o Novo Testamento”.



No entanto, os exemplares não foram tão bem aceitos como se esperava e houve repúdio, e até certo ponto eu entendo, de alguns israelenses. A atitude mais criticada foi do deputado de extrema direita Michael Ben Ari que rasgou um exemplar do Novo Testamento em resposta ao que ele chamou de "tão grave ofensa" e que "o envio a membros do Parlamento deste livro (depreciativo) foi uma horrível provocação por parte da igreja".



A atitude causou desconforto em muitos religiosos que criticaram a atitude de Ben Ari e do próprio parlamento judaico, o Knesset. Leitores on line também opinaram sobre o assunto em diversos blogs e jornais. Sendo assim, também deixo aqui o meu comentário:

Bom, depois de anos (séculos) de perseguição religiosa, de abusos e de indescritíveis atos de massacres contra os judeus, ainda existem pessoas que criticam esse povo por não aceitar um JESUS que pregam como bom, messias e salvador da humanidade.

Independente do opção religiosa de cada um, em Israel é proibido impor aos judeus uma religião diferente. Mesmo assim, a Sociedade Bíblica Israelense enviou os exemplares do NT. Como judeus nessiânicos aceitam Jesus como messias de Israel, querem propagar o seu "achado" aos seus irmãos judeus. Isso eu até entendo. Não concordo, mas entendo.



Mas o que me desagrada é a falta de respeito em relação a religião judaica, que tem todo direto de sobreviver como qualquer outra crença, por parte dos demais religiosos espalhados pelo Brazil e pelo mundo.

Em seus comentários as pessoas citaram textos bíblicos para mostrar "como"e "porque" os judeus agem assim ou daquela forma... Uns fizeram declarações depreciativas, mas outros disseram que até amavam o povo judeu, sempre daquele jeitinho... "vocês estão errados mas eu te amo eu nome de..." kkkkk Desculpa, mas eu tenho que rir....

Essa intolerância religiosa em seu auge, levou muitos judeus a morte e a desmoralização pessoal e financeira, e na presente década prejudica a compreensão dos textos bíblicos. E a imagem de Jesus (um judeu que viveu em meio a uma sociedade judaica), cujas mensagens são baseadas nos textos da Torah e dos profetas, mesmo porque não havia naquela época qualquer outro texto que mais se identificasse com a relação D-us (Criador) e o homem (criatura), fica terrivelmente prejudicada e cada vez mais longe do seu real propósito!!


É claro que eu não aprovo a atitude de Ben Ari e acho um desrespeito a religião cristã. mas eu entendo a sua indignação em virtude de todo o contexto socio religioso que o povo judeu teve que enfrentar no decorrer dos tempos.

Agora... Uma pausa para reflexão e o meu cordial shalom.

Marion Vaz


Fonte http://www.haaretz.com/jewish-world/jewish-world-news/u-s-jewish-groups-condemn-knesset-s-michael-ben-ari-for-destroying-new-testament-1.452606




Nenhum comentário:

Postar um comentário