sábado, 7 de julho de 2012

Meguido

Image Caption: Ancient Ruins At Megiddo, Israel. Credit: Photos.com

Arqueólogos em Israel descobriram um tesouro de 3.000 anos de idade: jóias, incluindo um anel e brincos, escondidos em um jarro de cerâmica perto da antiga cidade de Megido, escreve Daniela Berretta para a Associated Press (AP).

O jarro foi descoberto no local há dois anos, mas foi deixado em um laboratório enquanto a análise molecular do seu conteúdo era realizada. Durante a limpeza, apareceram peças de um anel de ouro, brincos e colares, datado de cerca de 1100 aC. 

"A descoberta oferece um raro vislumbre da antiga sociedade dos cananeus", diz Israel Finkelstein da Universidade de Tel Aviv, que co-dirigiu a escavação.

O fato de a jóia ter sido encontrada no interior do jarro sugere que o proprietário escondeu lá. Finkelstein disse que a jóia provavelmente pertencia a uma família cananéia. "Podemos supor que se tratava de uma família rica, provavelmente pertencente à elite dominante", disse ele

A Universidade de Tel Aviv declarou que estão ", entre os mais valiosos já encontrados desde o período bíblico", acrescentando uma peça em particular, um brinco de ouro decorado com ibexes (cabras selvagens) moldados.

Aren Maeir, um arqueólogo no Bar Ilan University, disse que porque as matérias-primas utilizadas não são da área, a descoberta "nos diz sobre as relações internacionais ... e sobre as tradições técnicas utilizadas na época." Megido era um centro comercial importante nos tempos antigos. 

Fonte: Estatuto RedOrbit & Wire Relatórios

Fonte: redOrbit (http://s.tt/1cRE8)

Nenhum comentário:

Postar um comentário