quinta-feira, 16 de agosto de 2012

A Função do Escriba



Para um escriba de Jerusalém, a pena é mais poderosa que o pixel. Para o religioso Shmuel Rosenfeld, "a tradição de objetos rituais pessoalmente inscritos como Torah, tefilin e mezuzot é o que mantem o povo judeu diferente."

Escribas da Bíblia
O Israel antigo vivia num mundo que não dependia apenas da tradição oral. Hoje temos,em particular, conhecimento de D-us e do Primeiro Testamento unicamente pelo fato de terem existidos os escribas judeus que copiaram e recopiaram partes das Escrituras durante mais de 1500 anos.

A tarefa de reproduzir o texto sagrado com precisão, sem tirar "um til ou yod" não era de todo, uma tarefa fácil.

A descoberta dos Manuscritos do Mar Morto em 1947, deixou bem claro que a transmissão do texto se deu com uma precisão extraordinária.


O termo escriba refere-se aos chamados doutores e mestres, ou seja, homens especializados no estudo e na explicação da Lei ou Torá.
Embora o termo apareça pela primeira vez no livro de Esdras, os escribas eram bem sucedidos no que faziam e sabe-se que tinham grande influência e eram muito considerados pelo povo, tendo existido escribas partidários de diferentes seitas, tais como os fariseus (a maioria), saduceus e essênios.

Esdras é descrito como o modelo de escriba,uma classe de pessoas bem instruídas que se dedicavam a copiar, guardar e interpretar a Lei. "Porque Esdras tinha preparado oseu coração para buscar a lei do Senhor e para a cumprir e para ensinar em Israel os seus estatutos e os seus preceitos".



A atuação dos escribas teve início nos tempos do Antigo Testamento e no período do Segundo Templo tinham a função de copiar a Lei e funções administrativas.

Após o desaparecimento do Templo de Jerusalém no ano 70, seguido do desaparecimento da figura do sacerdócio judaico, sua influência passaria a ser ainda maior.

 

Escribas de destaque


Alguns escribas ficariam famosos, tais com:

- Hillel e Sammai ambos foram líderes de tendências opostas na interpretação da lei, liberal o primeiro e rigoroso o segundo.

- Gamaliel, discípulo de Hillel.


Fonte: Manual Bíblico SBB



Nenhum comentário:

Postar um comentário