sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Banias



Banias, além de ser um lugar de grande beleza natural, é também uma das três nascente do rio Jordão.
 
Nos textos do NT é o local de Cesarea de Filipe, onde Jesus quis saber de seus discípulos o que as pessoas diziam a cerca dele.
 

Existe também uma cidade helenista conhecida como Fanium ou Panias em homenagem a Pan, o deus grego dos pastores e rebanhos.

No passado havia uma grande fonte oriunda de uma caverna na pedra calcária, abastecida pelo ribeiro conhecido como Nahal Senir.

O Rio Jordão se abastece desta fonte e de mais outras duas que nascem nas bases do Monte Hermon. O nível da fonte está bem baixo nos dias de hoje, e isto se deve provavelmente à desflorestação do Monte Hermon ou aos constantes movimentos das camadas geológicas na região, assolada por constantes terremotos. A água não transborda mais da caverna, mas transborda por baixo.



Este local não aparece na história do Velho Testamento, mas é identificado como Baal-Gad e provavelmente como Laish (Tel Dan) como é indicado.


Este local era certamente uma grande local de culto a vários deuses, mas o local foi preparado originalmente para a adoração ao deus Pan, principalmente a caverna que alimentava com suas águas o Rio Jordão.

 









Durante a revolta judaica entre 66-70 AD, os romanos capturaram os judeus de panias. Em 70 AD, após a revolta ter sido reprimida, foram realizados jogos em comemoração da vitoria de Tito, e muitos dos judeus capturados foram mortos, mas a comunidade judaica ali conseguiu sobreviver.

Banias foi mencionado no Talmude como um lugar habitado por judeus distintos e instruídos.


Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Banias



 


Nenhum comentário:

Postar um comentário