sábado, 4 de agosto de 2012

Tu BeAv



Monumento do amor no Museu de Israel, Jerusalém.
O monumento é composto por cartas "אהבה", ou "Ahavah", a palavra hebraica para amor.


Hoje, Israel comemora Tu B'av (do dia 15 do mês de "Av" no calendário Hebraico), que também é conhecido como 'o feriado do amor'.

Nos tempos antigos, era a época de namoro, como os meninos e meninas estavam colhendo nas vinhas. Nos tempos modernos tornou-se dia dos Namorados judeu e um dia popular para casamentos, propostas e datas românticas.




O festival judaico é secundário por várias razões e é um dos vários festivais que coincidem com  aspectos agrícolas que incluem Pessach, Sucot e Tu BiShvat, enquanto este último também entra numa classe de festas secundárias como Purim, e até mesmo Lag BaOmer.

Tu BeAv possui vários significados, dos quais têm uma interpretação moderna. Mas foi instituído na época do Segundo Templo, para marcar o início da colheita da uva.

Como Iom Kipur também marca o fim da colheita de uva, a Mishná registra que em ambas as datas as meninas solteiras de Jerusalém vestiam-se com vestimentas brancas emprestadas e saíam para dançar nos vinhedos [Ta'anit 4:8]. Não está longe disto a associação da festa com casamentos, embora este costume provavelmente venha de um período ainda mais antigo.

A proximidade com Tisha BeAv, que precede em 6 dias, é um fator provável na preeminência de associações alegres com Tu BeAv.

Naquele tempo, este também era o último dia na série de nove oferendas para o Templo, por parte de famílias prestigiosas, aberto para as famílias Levitas e outras.

Há observâncias festivas rígidas: a oração de Tahanun não é dita em Tu BeAv e nenhum elogio é pronunciado em funerais.



Marcaram essa data:
·  A vitória dos Fariseus sobre os Saduceus foi em 14 ou 15 Av.
· Membros de diferentes tribos foram permitidos casar com membros da própria família nesta data [Num 36.8]. Esta também é uma fonte para os muitos casamentos celebrados em Tu BeAv.

·  O término da morte da geração do Êxodo no deserto de Sinai, que era seu castigo por terem acreditado no relatório dos 10 espiões na terra de Canaã.
·  O Rei Oseias, último monarca do Reino de Israel, removeu as barreiras instaladas pelo Rei Jereboam I, que impedia que os vindos do fizessem peregrinações para Jerusalém [Reis I 12:29, Reis II 18:4].

·  A data em que os romanos permitiram  aos Judeus enterrarem os partidários de Bar Kochvá caídos em Betar.


Fonte: Enciclopédia Judaica

Nenhum comentário:

Postar um comentário