quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Haaretz - Terra da Promessa







Na maioria das vezes o termo haaretz traduz o território, a terra de Israel. O solo sagrado, solo pátrio,, pelo qual, soldados israelenses dão a própria vida. É chamada de Terra  Santa pelos cristãos, e de terra que emana leite e mel cujos hebreus conquistaram.
Haaretz é mais do que um punhado de terra que se possa ter nas mãos por alguns instantes, e que pode escapar pelas brechas dos dedos.
Haaretz é um símbolo de liberdade, é um motivo para compor e cantar shiurim (canções).
 
Eretz, palavra usada no Hino Nacional para definir Tzion, uma herança que os patriarcas conquistaram pela fé no Todo Poderoso de Israel. Eretz  se tornou  a melhor definição para Terra de Israel, o lugar do povo judeu, o lugar onde a história bíblica se definiu nos decorrer dos séculos.
A palavra aparece pela primeira vez no texto sagrado no livro Bereshit  da Torah.
O  versículo que inicia o relato da criação do mundo diz: ” No princípio criou D-us os céus e a terra”.
Em Israel o termo Haaretz  também é o nome de um jornal que você pode acessar pelo link http://www.haaretz.com/







Mas, Eretz é mais do que um punhado de terra, seja ela nos grandes centros urbanos de Israel ou no deserto pelo qual nosso pai Avran andou segundo as ordens de D-us “em seu comprimento e na sua largura” para possuí-la. (Gênesis 13.17).

 
Eretz é a herança que passa de geração a geração, terra abençoada com “ribeiros de águas, de fontes, e de abismos que saem dos vales e das montanhas” (Dt 8.7). Herança que o Eterno deu ao seu povo. Uma terra boa “terra de trigo e cevada, e videiras, figueiras e romeiras; terra de oliveiras, abundante de azeite e mel” (vs 8).
 
Eretz não é um território comum, não pode ser repassado a outras gentes, apesar da História mostrar que no passado, muitos povos tenham habitado por ali.
Território que foi cenário de toda história bíblica, aonde o próprio D-us se fez presente para falar, abençoar ou punir o seu povo. Onde as marcas da História também estão presentes nas ruínas de cidades e localidades espalhadas por todo país. Onde eventos da História podem ser confirmados através de objetos arqueológicos encontrados a qualquer hora do dia e em qualquer lugar.
 
 
Território até disputado por esse ou aquele povo, mas que bíblica e definitivamente pertence e é amado pelo povo de Israel. Basta olhar a terra hoje, para se ter uma ideia do progresso, tanto na área científica e tecnológica  quanto administrativa e de infraestrutura  e ver o desenvolvimento das cidades e regiões.


"Isaías descreveu a grama e as flores que crescem no deserto da Judeia durante o inverno chuvoso. Uma vez que chegam o fim das chuvas e o vento quente sopra no leste do deserto da Arábia, a grama e as flores murcham e morrem.

Deus descreve a Terra Prometida para uma nação que ainda nunca teve terra antes:
Deuterônio 11
1. É uma terra de bênção prometida (v.9)
2. É uma terra diferente de qualquer experiência anterior (v. 10)
3. É uma terra sob os cuidados de Deus (v. 11-12)"

http://www.sareltours.com/pr/devocionais-preparatorias/semana-4/

 

Netanya
 
Olhar Jerusalém pelo Google http://maps.google.com.br/maps é sem dúvida uma experiência gratificante. É como estar presente em cada rua, em cada esquina, em cada local sagrado.
 
 
 
 
Território constantemente bombardeado, ora por mísseis, ora pela mídia. Mas um território cuja paz tão sonhada, depende, ora da autoridade de seus líderes para impor-se, ora pelas Forças Armadas de Israel, ora pelo próprio povo e a coexistência pacífica entre eles.
A terra, haaretz, é também um símbolo do povo judeu e quando se pensa naquele território estreito de apenas 27.800 km, menor do que o Estado de Sergipe no Brasil,  já se faz, automaticamente, uma relação com o povo hebreu, judeu ou israelense, se o leitor quiser pensar em cada etapa da história judaica.
Existe esse vínculo de Eretz não somente como povo (Am) como também com o próprio D-us, que estabeleceu até os limites da Terra Prometida, da qual declara: “terra que o Senhor teu D-us tem cuidado” (Dt 11.12).
Haaretz prefigura passado, presente e futuro do povo que nela habita e dos demais povos da Terra que hão de dar conta a D-us de seus atos e pensamentos em relação aquela terra.
Marion Vaz


Nenhum comentário:

Postar um comentário