sábado, 7 de setembro de 2013

Conflitos no Oriente Médio ameaçam Israel


Bateria antiaérea israelense posicionada em Haifa, na costa do Mar Mediterrâneo Foto: AFP


 Bateria antiaérea israelense posicionada em Haifa, na costa do Mar Mediterrâneo


A Síria vive um clima de caos fazendo uso inclusive de armas químicas contra a população civil e os EUA vão, possivelmente, intervir militarmente lá. O que ocorre é que a Síria ameaça retaliar Israel caso isto de fato aconteça e, como é óbvio Israel irá responder

Os habitantes do Norte de Israel começaram já a selar e vedar as janelas das suas casas com fitas adesivas adequadas e impermeáveis a qualquer ataque químico, fazendo-se testes às máscaras e outros equipamentos necessários para uma ocasião destas. Risco de que conflito se espalhe e de que Assad use armas químicas contra vizinhos põe em alerta israelenses, que correm para se prevenir. Os usuários faziam fila também nos postos de correio de todo o país, que servem como centros de distribuição para equipamento de proteção contra ataques químicos.

Israel distribui máscara para a população de maneira regular e essa "multidão correndo desesperada para pegar suas máscaras" na verdade, em sua grande maioria, são pessoas que já deveriam ter suas máscaras em casa.
 
 
 
 

 

Crise Cultural

Ultra ortodoxos que foram buscar suas máscaras de gás nos centros de distribuição ficaram indignados ao descobrir que não havia mais máscaras especiais para eles; Até dois anos atrás o governo fornecia máscaras especiais para homens ultra ortodoxos, que têm barbas grandes. As máscaras tinham um sistema de ventilador interno (movido a pilhas) e um grande espaço de plástico para os longos fios dos religiosos.


Fronteiras em risco



"Israel encontra-se no meio de 2 graves problemas: a Síria a Norte, em plena guerra civil e a caminho de sofrer um ataque de forças externas contra o seu governo e instalações militares, e o Egito, ao Sul, numa efervescente instabilidade, ainda que o atual exército tem demonstrado um sentido de cooperação nunca visto com as autoridades israelitas no que concerne ao controle da questão no Sinai, onde grupos e células terroristas se movimentam, tentando infiltrar-se em Israel e causar instabilidade no Egito, tendo sido prontamente combatidos pelo exército egípcio".

 
Soldado israelense


A isso se acrescentam as ameaças declaradas por parte de políticos sírios e iranianos: caso os Estados Unidos ataquem a Síria, Israel será o primeiro alvo dos ataques de represália, prometem. Até agora, Israel tem se mantido fora do sangrento conflito na Síria. Mas os EUA estão de prontidão.
 

 
Bombas MK-82 na base aérea americana de Incirlik, na Turquia


"Agora que estamos muito próximos de celebrar os 40 anos da Guerra do Yom Kippur (Outubro de 1973), vencida por Israel mas com imensas dificuldades iniciais e perda de muitas vidas, é importante que nos lembremos de orar por Israel, num dos momentos mais sensíveis da sua história recente, dando o nosso apoio e compreensão tão necessários neste período festivo em que muitos judeus se lembram e trazem à memória dos seus filhos os grandes feitos de Deus a favor do Seu povo".
 
"Faze o bem a Sião"
 
 
Fonte
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário