quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Uma Mensagem de Chanukiá



A Chanukiá simboliza a humanidade. Cada vela representa o ser humano, uma vez que "a alma do homem é a vela de D'us" (Provérbios 20:27). O Shamash - a vela com a qual acendemos as demais - representa nosso desafio perante o mundo em que vivemos.
 

Decoração de Chanukah nas ruas de Jerusalém


Em nosso cotidiano, frequentemente nos deparamos com pessoas cujos "pavios" estão apagados. São aquelas que, por qualquer motivo, estão tristes, sozinhas, desamparadas ou abandonadas. A escuridão de suas vidas torna-se cada vez mais densa à medida que seus objetivos parecem-lhe mais e mais distantes ou até mesmo impossíveis. Pessoas estas que não precisam de muito; apenas de nossa atenção, carinho, amor e dedicação. Mesmo em meio à multidão, não conseguem ver sua chama brilhar; não são vistas.



Nossa missão é doar nosso brilho e fazer com que elas tenham calor humano correndo em suas veias. Compete-nos fazer com que se sintam amadas, respeitadas, valorizadas e especiais. Mas é importante notar que todas estão no mesmo nível. E, mais fundamental ainda: a Mitzvá só é cumprida em sua plenitude quando todas as velas são acesas em conjunto. Somente unidos - juntos e presos pelos mais resistentes elos da dedicação ao outro - poderemos garantir que Chanucá continue sendo motivo de orgulho por gerações.




Baruch Ata Ado-nai Elo-henu Melech haolam, asher kidshanu bemitzvotav vetzivanu lehadlik ner shel Chanucá.
 
Bendito sejas Tu, Senhor, Nosso D'us, Rei do Universo que nos santificaste com tuas ordens e nos comandaste que acendêssemos as velas de Chanucá.

Fonte: http://www.netjudaica.com.br/chaguim/




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário