quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

TU BISHVAT - Renascimento





Existem muitas razões para essa comemoração, principalmente por ser uma tradição que o povo judaico tem preservado por todos esses anos. O plantio de mudas de árvores frutíferas ou para ornamento tem sido uma forma de renascimento. Assim, a cada ano, Tu BiShvat  nos fortalece e o país floresce. 


Em 1949, Jerusalém foi cercada pela "Floresta dos Defensores", em memória aos caídos na Guerra da Independência. A primeira árvore desta floresta foi plantada pelo primeiro ministro David Ben Gurion. Este dia também marcou o início da primeira sessão do Knesset, que celebra seu próprio aniversário em Tu BiShvat.



Em minha opinião, existem outros fatores que se aplicam ao Tu BiShvat - Israel plantar árvores com objetivos reais e precisos. Israel planta árvores com forma de renascimento pátrio e espiritual. Leia mais no artigo Renascimento Espiritual de Israel.



O ROSH HASHANAH DAS ÁRVORES







“Quando sitiares uma cidade por muitos dias, pelejando contra ela para a tomar, não destruirás o seu arvoredo, metendo nele o machado, porque dele comerás, pelo que não o cortarás…” (Devarim 20:19).




     A Torah ensina a proteger as árvores, especialmente as frutíferas, já que providenciam alimento. No entanto, em tempos de emergência é permitido o abate de árvores não frutíferas - “Somente a árvore que souberes que não é árvore que dá frutos que se comam, essa poderás destruir e cortar, e construirás baluarte contra a cidade que fizer luta contra ti até à sua rendição” (Devarim 20:20)


O que contribui para que o país seja um Israel Verde e hoje existem imensas áreas verdes, as quais podem ser vistas em imagem de satélite. No entanto, é notório que cerca de 50% do território israelense mesmo sendo formado de uma região árida, o Governo tem investido no aproveitamento dessa área para tornar o solo produtivo. No Deserto de Arava encontramos palmeiras que se erguem em direção aos céus.

Parte desse sucesso pode ser  atribuído ao Tu Bishvat, um dia do calendário judaico em que cada morador, cada criança em Israel deve plantar uma (muda) de árvore.





Nenhum comentário:

Postar um comentário