terça-feira, 5 de agosto de 2014

Jerusalém na Consciência Judaica

O nono dia do mês hebraico de Av é um dos principais dias de jejum do calendário judaico, quando as pessoas lamentam a data da destruição do Primeiro e do Segundo Templo, com a perda subsequente de soberania nacional e o exílio da Terra Santa.


Tisha BeAv é a culminação do período de três semanas de luto, do qual os últimos nove dias são particularmente intensos, com observância de muitos costumes semelhante aos praticados durante o luto de uma pessoa íntima da família.


As "Três Semanas", como são conhecidas, começam no décimo sétimo do mês de Tamuz, a data em que foram quebradas as paredes externas da cidade de Jerusalém durante o cerco. Esta também é a data na qual Moisés quebrou as primeiras da Lei quando desceu do Monte Sinai depois de 40 dias - e encontrou o povo adorando o bezerro dourado.

O dia 9 de Av é a data em que o seguro povoado de Betar caiu, a data da expulsão dos Judeus da Espanha em 1492, o começo das deportações nazistas dos Judeus do Gueto de Varsóvia, etc.

O dia é publicamente marcado no Estado de Israel pelo fechamento de restaurantes, lugares de entretenimento etc. desde a véspera do dia anterior, com as lojas de comida abrindo apenas durante as horas matutinas. O dia é interpretado por seu significado religioso e/ou por sua importância na conexão com a nacionalidade e soberania nacional - mesmo no caso de os indivíduos optarem por não jejuar.

A observância tradicional inclui a leitura do Livro de Lamentações, o Kinot - um jejum de 25 horas, privação de conforto e contato físico.

Em Jerusalém, há um fluxo de milhares de pessoas para o Kotel, o muro Ocidental e única remanescência do Segundo Templo, para lembrar a destruição e rezar pela redenção.


Fonte do texto: Webjudaica.com/


 

2 comentários:

  1. Shalom, amiga Marion Vaz!

    Veja esse artigo, o qual fala, entre outras coisas, sobre a cidade de Jerusalém:

    http://yerushalaim1967.blogspot.com.br/2008/10/um-grande-sinal-no-cu-e-uma-viso.html?m=0

    ResponderExcluir