terça-feira, 25 de março de 2014

Neguev - A vida renasce com as águas do rio Zin


Imagem mostra momento em que água chega perto de cratera, onde população aguarda a inundação



Com cerca de 13 mil km2, a região do Neguev  possui a forma de um triângulo invertido, cuja fronteira ocidental é contígua à desértica Península do Sinai, e, a oriental, ao Wadi Aravá. Faz fronteira com Egito e Jordânia. Durante séculos a área foi habitada apenas por beduínos que, gradativamente, foram trocando seu estilo de vida nômade pelo assentamento em vilarejos.

A "porta de entrada" do Neguev é o local onde, há milhares de ano, o patriarca Avraham levava suas cabras para matar a sede e, hoje, localiza-se a moderna cidade de Beer Sheva, com cerca de 130 mil habitantes. Chamada de "a capital do Neguev" situa-se na interseção das estradas que levam ao Mar Morto e a Eilat. É um centro administrativo e econômico, sede de repartições governamentais regionais e instituições de saúde, educação e cultura, que prestam serviços a toda a região do sul do país. 

Os especialistas, geógrafos, hidrologistas creditam o fenômeno às fortes chuvas que caíram nas regiões montanhosas, há quilômetros de distância - do lendário Zim, situado na Ramon Nature Reserve.

Nos tempos bíblicos, o renascer desse leito seco que subitamente transformava-se em caudaloso rio foi visto como milagre, um prodígio que os judeus registraram em seus relatos históricos como uma maravilha da providência divina.




Um vídeo amador que mostra a inundação de parte do Deserto de Neguev, em Israel, fazendo renascer o Rio Zin, já teve mais de 280 mil acessos desde o dia 14 de março, quando foi publicado no YouTube.


O reaparecimento dramático das águas, causada por chuvas pesadas a quilômetros distância nas montanhas, é aguardada com grande expectativa por um pequeno grupo de moradores que reveste o leito do riacho seco forjado pelas inundações anteriores ao longo de milhares de anos.

As águas surgem lentamente sobre a terra empoeirada, caminhando para um sumidouro e causando uma cachoeira em miniatura no deserto árido. Testemunhas animam a abordagem do Zin, com crianças gritando alegremente enquanto a onda ganha força e ruge com intensidade.



Deserto de Israel


O rio, que fica seco na maior parte do tempo, nasce na Cratera Ramon, que fica a 85 km da cidade de Be'er Sheva, no sul de Israel, passa pelo deserto do Neguev e deságua no Mar Morto, mais ao norte.


Esse tipo de inundação costuma ocorrer em épocas de chuva nas montanhas da região, mas já fazia muitos anos que isso não acontecia, segundo o jornal “Times of Israel”. A inundação ocasional do rio Zin é mencionada no Antigo Testamento - como em 2 Reis 3:16 quando o profeta Eliseu instrui os reis sobre como fazer brotar água abundante no leito seco de um rio. 






No vídeo que mostra um grupo de moradores da região que aguardam a chegada da água é possível ouvir os gritos de comemoração das crianças. O renascimento do rio é anunciado por um forte ruído que pode ser ouvido segundos antes de a água se aproximar.


Fonte: Google


domingo, 23 de março de 2014

Cinema City em Jerusalém!


Jerusalém se transformou nos últimos anos em uma cultura vibrante e atraente como a cidade capital e a cidade de cinema - elemento que anuncia o regresso de Israel ao centro do palco. De agora em diante não apenas de Jerusalém, mas dezenas de filmes podem ser vistos no nível tecnológico avançado. São 20.000 metros quadrados, 3000 lugares, 54 restaurantes e empresas, salas VIP, cinema, Museu, a Bíblia judaica, apresentações infantis e não menos importante, 500 novos postos de trabalho.


Foto: cortesia

sexta-feira, 14 de março de 2014

Troca de bombardeios no céu israelense

Iron Dome rocket intercepting a missile from Gaza. (Photo: Xnir/ IDF Flicker)
Iron Dome intercepta rocket - (Photo: Xnir/ IDF Flicker)



Jihad Islâmica lançou dezenas de foguetes contra Israel depois de que três membros do grupo terrorista foram mortos em ataque aéreo israelense. A Força Aérea israelense bombardeou vários alvos na Faixa de Gaza.




Tanque israelense posicionado ao norte da Faixa de Gaza
         


Tanque israelense posicionado ao norte da Faixa de Gaza (Amir Cohen/Reuters)

Um dia depois de lançar mais de sessenta foguetes em direção a Israel, a organização terrorista Jihad Islâmica afirmou nesta quinta-feira ter concordado, com a mediação do Egito, em interromper os ataques se o outro lado aceitar uma trégua. No entanto, horas depois, dois novos foguetes foram lançados a partir de Gaza, segundo informação da polícia israelense.


IDF

Tropas IDF (Forças de Defesa de Israel) arriscam suas vidas para proteger crianças árabes.






Fonte: http://www.jewsnews.co.il/







terça-feira, 11 de março de 2014

Hine ma tov

Algo diferente aconteceu na residência do Papa Francisco. Os quinze líderes da comunidade judaica argentina, que tiveram a oportunidade de participar de uma reunião com o líder maior da Igreja Católica ficaram simplesmente entusiasmados.


O Papa recebeu-os como seus "irmãos" e tornou o almoço um momento "histórico". O ex-cardeal Jorge Bergoglio sentou-se amigavelmente em uma mesa cercada por rabinos e líderes da comunidade judaica. "Nada mais será igual. Na minha vida é algo inesquecível ", disse o presidente de uma entidade israelita que participou da reunião. "Ele tem um significado global da presença da comunidade judaica com o Papa."


Alguns dos participantes disseram ter a certeza de que foi a primeira vez que a comida Kosher foi servida, e que foi cantado em hebraico, no Vaticano. Uma mesa simples e redonda simbolizava um marco na história do diálogo inter-religioso. "Hine ma tov Uma Naim shevet ahim gam Yahad" foi a música que foi cantada com o Papa, e é o fragmento de um Salmo de David que diz que "como agradável e bonito é irmãos se sentarem juntos. "


Talvez o momento mais emocionante, e que causou a espontaneidade que reflete esta fotografia tão cativante, foi quando o vinho de mesa Kosher foi compartilhado e fez com que todos brindassem um l'chaim (um brinde à vida).




Fonte: Facebook

sexta-feira, 7 de março de 2014

Evolução X Hashem

A model dinosaur in Vienna





O governo britânico concordou em permitir que uma escola de meninas judaica em Hackney , Londres, para remover perguntas sobre evolução em provas de exame ciência que não se encaixam com as crenças da escola.

Foi revelado em outubro passado que a Escola Yesodey HaTorah para meninas havia retirado perguntas sobre a evolução de 52 artigos científicos .

"A pressão das escolas para redação demonstra que preceitos religiosos estão influenciando fortemente as aulas de ciências em algumas escolas religiosas minoria ", disse Stephen Evans da Sociedade Nacional Secular.







Fonte: Haaretz

Perigo no Mar Vermelho





Israeli naval forces seize weapons ship heading from Iran to Gaza.

Israel interceptou, no Mar Vermelho, um navio que saiu do Irã  transportando armas avançadas destinadas a Gaza.








quinta-feira, 6 de março de 2014

Tempestade de areia em Israel

"Uma tempestade de areia atingiu a região da cidade de Netanya, em Israel, modificando a paisagem local neste domingo (2). De acordo com o jornal "Times of Israel", o fenômeno fez com que voos domésticos fossem adiados por causa da visibilidade limitada.


O Ministério de Proteção Ambiental recomendou que, devido à baixa qualidade do ar, as populações vulneráveis - como idosos, crianças e mulheres grávidas - deveriam evitar atividades físicas extenuantes."


 Pessoas caminham pela praia da cidade de Netaya, em Israel durante tempestade de areia (Foto: AFP Photo/Jack Guez)

Pessoas caminham pela praia da cidade de Netanya, em Israel durante tempestade de areia (Foto: AFP Photo/Jack Guez)

 Homem pinta paisagem durante tempestade de areia na cidade de Netaya, em Israel (Foto: AFP Photo/Jack Guez) 

Artista pintando a paisagem durante tempestade de areia na cidade de Netanya (Foto: AFP Photo/Jack Guez)

Foto deste domingo mostra prédio encoberto por tempestade de areia em Israel (Foto: AFP Photo/Jack Guez)

Foto mostra prédio encoberto por tempestade de areia  (Foto: AFP Photo/Jack Guez)