sábado, 21 de março de 2015

Netanyahu - Uma Figura Política de Israel com ideais


O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu cumprimenta aliados na sede eleitoral do partido em Tel Aviv.  (Foto: Dan Balilty / AP Photo)




O partido nacionalista Likud, liderado pelo primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, ganhou as eleições parlamentares realizadas nesta terça-feira (17) em Israel. A vitória foi por uma boa margem de diferença sobre a coalizão de centro-esquerda União Sionista, cujo cabeça de chapa é o trabalhista Isaac Herzog.

A figura de Benjamin Netanyahu dá uma certa segurança. Além de ser um político carismático, em minha opinião, nestes anos como Primeiro Ministro de Israel, governou o país visando o bem estar de toda a nação.

Segundo o articulista  João K. Miragaya   da Conexão Israel, depois de extensas explicações e gráficos sobre a Política Israelense, explica que três fatores foram fundamentais para a vitória do partido do Likud:

"O primeiro é a propaganda. Netanyahu acertou em cheio, não só nos últimos dois meses. Ao ser indagado sobre o porquê da população de sua cidade não votar nos trabalhistas, o prefeito de Sderot afimou: “Os políticos da esquerda só vêm a Sderot em época de eleições. Os parlamentares do Likud estão aqui todas as semanas, conversam com os habitantes, escutam suas preocupações… como os moradores daqui acreditarão nas boas intenções de quem só aparece para ganhar votos?”. O público não vota no Likud só porque é conservador. Vota no Likud porque sente que os políticos de esquerda são ashkenazitas bem de vida, que vivem outra realidade em Tel-Aviv, e sequer estão dispostos a conhecer o seu difícil dia-a-dia na periferia. O discurso não cola, soa artificial e oportunista.
A segunda razão é o conflito: enquanto a esquerda não assumir uma postura, vai sempre parecer estar fugindo do tema. Eu não acredito que a maioria da população hoje em dia acredite que estejamos próximos da paz, muito menos que ela dependa somente de nós. Mas acho que esta população percebe quando um lado se esconde atrás de outros temas, e ignora o que sempre foi a pauta mais significativa de todos os gabinetes na história deste país. O conflito ainda é a principal preocupação de boa parte dos israelenses quando votam.
A última razão se explica através da figura de Netanyahu. Não há em nenhum outro partido um líder com seu carisma, sua experiência, seu tato e sua imagem. Enquanto os trabalhistas continuarem trocando seu candidato, Netanyahu seguirá único, inquestionável e imponente no poder. Lideranças não se criam do dia para a noite, se formam com o tempo, adquirem confiança com seus feitos. Benjamin Netanyahu é o único que transmite confiança à maioria da população. Enquanto não houver outro, ele reinará sozinho."
Assim, esperamos que, embora as diferentes realidades de cada cidade ou região de Israel sejam nítidas, haja por parte do governo uma consciência dos problemas que a população enfrenta no seu dia a dia. E que Israel continue a crescer em todas as áreas. 
Shalom.

Nenhum comentário:

Postar um comentário