domingo, 24 de maio de 2015

Shabus - Transportes em Israel -






Um sistema de transporte cooperativo chamado Shabus começou a operar no último sábado em Jerusalém. Então achei interessante blogar esta matéria. Viste os sites mencionados para mais informações.

Resultado de imagem para transportes em israel

Israel é um país pequeno, por isso é fácil ir de um lugar a outro em um espaço de tempo relativamente curto.  O transporte público é conveniente e você pode chegar a quase qualquer destino por um preço razoável. 
A empresa Israel Railways opera um serviço de trens conveniente e barato.  Também é possível andar de taxi, mas é mais caro, especialmente para viagens interurbanas.   Por isso é preferível usar serviços de taxi compartilhado. 

Várias empresas fornecem voos domésticos entre Eilat e o Aeroporto de Ben Gurion, Aeroporto Sde Dov no norte de Tel Aviv ou Haifa, mas esses voos são mais caros.

Os ônibus são a forma de transporte público mais popular de Israel, tanto para o transporte local quanto para as viagens entre cidades.  A empresa de ônibus Egged opera a maioria das linhas de ônibus interurbanos, além do serviço local na maior parte das maiores cidades.








O transporte local e interurbano na área de Gush Dan (Tel Aviv e arredores) é fornecido pela empresa de ônibus Dan.   O serviço de ônibus em Be'er Sheva e Nazaré é fornecido por empresas particulares.  O preço para todas as linhas de ônibus é razoável, os ônibus são confortáveis e geralmente têm ar-condicionado, e há um serviço regular e frequente.

As passagens podem ser compradas em cabinas nas rodoviárias em cada cidade ou com o motorista.  A maior parte das linhas de ônibus não funciona no Shabat (sábado) e nas festas judaicas.  O serviço termina na sexta-feira a tarde e reinicia no sábado à noite. 

Estudantes têm direito a descontos nas linhas interurbanas.  Para receber um desconto eles devem apresentar uma carteira de estudante internacional na compra das passagens.

O serviço de táxi local e interurbano está disponível para qualquer ponto do país.   As corridas dentro das cidades são cobradas de acordo com o taxímetro.   As corridas interurbanas têm preços padrão e que são determinados pelo Ministério do Transporte.  Recomenda-se checar qual é a tarifa. Os táxis podem ser pedidos por telefone em uma estação de taxi local ou podem ser parados nas ruas.  As tarifas noturnas custam 25% a mais que as tarifas normais. Essas tarifas também são aplicadas para o Shabat e os feriados. Os motoristas devem ligar o taxímetro para corridas dentro da cidade.  Não deixe que o motorista lhe convença a aceitar um preço acordado previamente se você não está familiarizado com os preços! 


Israel é um país pequeno e por isso só vale a pena voar entre Eilat e Tel Aviv. Várias empresas operam voos de Eilat ao Aeroporto de Ben Gurion ou Sde Dov no norte de Tel Aviv.  O preço das passagens é razoável, mas é muito mais alto que os preços dos ônibus. Há também empresas privadas que operam voos especiais de qualquer lugar do país,

"Desde a fundação do Estado de Israel, nenhum transporte coletivo é efetuado na Cidade Santa, o motivo é a alegação de que o seu funcionamento viola o Shabat.
Enquanto os mais nobres da cidade se dirigem por ela através de seus veículos particulares, milhares de pessoas de classe baixa e estudantes ficavam sem opção de transporte tendo que depender de carona ou táxi em bandeira 2.
No último sábado se iniciou mais um projeto Start-Up na cidade santa, após a criação de uma associação de pessoas que necessitam de transporte público, foi criada a primeira empresa em forma de cooperativa na Cidade Santa que por enquanto inclui apenas três mini-bus, mas que com certeza pode mudar a história do transporte público na capital de Israel. O projeto que é cooperativo utiliza uma empresa palestina de Jerusalém Oriental e os motoristas são todos árabes, porém a maioria absoluta dos membros da cooperativa são jovens judeus, principalmente estudantes.
Segundo o fundador da cooperativa Daniel De Shalit, as primeiras viagens foram rápidas, tranquilas e todos chegaram felizes em seus destinos.
O potencial deste tipo de inovação é muito grande, visto que o número dos locais de diversão, restaurantes e atrações têm crescido muito nos últimos anos na Cidade Santa. O nome do novo serviço se chama Shabus, e para que as pessoas tenham acesso a ele, é necessário uma filiação com uma assinatura bi-anual de apenas 50 shekels e o pagamento por cada viagem não ultrapassará a 12 shekels."

Visite o site http://www.goisrael.com.br/

http://www.cafetorah.com/



Nenhum comentário:

Postar um comentário