sábado, 23 de abril de 2016

Pessach - Festa da Liberdade

Qual o significado do Pessach? Festa da Liberdade, Festa dos Pães Asmos, Tradição Judaica, Passagem, Dia para recordar as aflições do povo de Israel no Egito e sua libertação sob a liderança de Moshe... Cada pessoa tem e dá a importância que a festividade merece. Os eventos que antecederam a liberdade são contados a mesa no cerimonial de Páscoa, O Seder é um momento de reunião familiar, onde cada membro tem a sua idoneidade, o seu valor, a certeza da continuidade da aplicação do Mandamento a vida cotidiana do povo judeu.

A importância está na lembrança da experiência que nossos antepassados tiveram ao sair do meio de um "povo bárbaro" (Sl 114.1), na esperança de alcançar a Terra Prometida, de atravessar o mar a pés enxutos, do calor forte e das aflições num deserto, dos anos que antecederam a conquista das terras... Cada episódio uma história marcando uma geração e seus descendentes. 

A Liberdade tinha um preço: O Temor a D-us, a Fé no Todo Poderoso, o Cumprimento dos Mandamentos. E passar de geração em geração esse legado que não pode ser descrito, mas revivido por cada um, não como uma simples tradição, porque a história do povo judaico não se consiste em simples eventos, mas cada etapa vencida se revela como uma verdadeira Passagem para se chegar mais próximo do Eterno. 

A fé foi acrescentada quando os judeus "viram o grande poder que o Senhor mostrara aos egípcios, o povo temeu e confiou no Senhor! (Ex 14.31). E foi esta fé que se propagou entre o povo e nas futuras gerações, em cada circunstância vivenciada pelos anos e séculos seguintes.

Hoje, a Terra Prometida, é mais que uma realidade. O território do Estado de Israel está de portas abertas para os filhos de Yaacov. Nas proximidades da festividades do HaAtzmaut podemos afirmar que as promessas do Eterno D-us se cumpre em nossos dias. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário