quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

Tu BiShvat – Dando continuidade a vida

Resultado de imagem para tu bishvat 2017

Vento do Leste  - A primeira imagem que me vem ao ler esta frase é da passagem bíblica de Êxodo em que os hebreus haviam saído do Egito e estavam a caminho da Terra Prometida. Durante o percurso enfrentariam muitas dificuldades, mas a primeira era sem dúvida o Mar Vermelho. Clamando a D-us por um livramento, o Eterno mandou Moisés avisar ao povo que era hora de marchar. Mas como? Com aquela imensidão de águas a sua frente, o deserto em volta e Faraó e seu exército vindo numa emboscada? Foi então que D-us mandou um vento do leste que sobrou a noite toda. Naquela manhã os hebreus atravessaram o mar a pés enxutos e as águas eram como muros a sua esquerda e a sua direita (Ex 14.21-22).

Interessante que ao ler um artigo no Jerusalém Post sobre o incêndio que abalou o norte do país de Israel no final do ano passado, sendo Haifa fortemente atingida, o autor usou o mesmo termo afirmando que um vento do leste acelerou as queimadas alastrando as chamas. 

Incêndios em Haifa, 24 de novembro de 2016 (AVSHALOM SASSONI)

Magen David Adom respondeu em todo o país. (Foto: Magen David Adom)

Um avião de combate a incêndios deixa cair o fogo-retardador durante um incêndio, perto do assentamento comunal de Nataf, perto de Jerusalém 23 de novembro de 2016. (Reuters)


Os incêndios, na sua maior parte devido à temperatura, os ventos fortes e o calor intenso causaram cerca de 520 milhões de dólares em prejuízos e danos a propriedades, além de feridos e dezenas de milhares de pessoas que tiveram que abandonar suas residências. Cerca de 32.000 de hectares de florestas naturais foram destruídas. Contabilizado os prejuízos é hora de recomeçar, de reestruturar parques e jardins, moradias e a vida parece voltar ao normal (ou quase) e muitos dos residentes já estão de volta em suas casas dois meses depois.

Nada mais apropriado para este reflorestamento do que a festividade de Tu BiShvat. O plantio de árvores no território vem de longa data. Representantes do Movimento Sionista achavam que o reflorestamento era uma obrigação sagrada. No artigo Israel planta árvores você vai entender isso muito bem e que plantar árvores faz parte do renascimento pátrio e espiritual. Em Israel Verde posso afirmar o reflorestamento como um milagre do Eterno.

Tu BiShvat não é apenas mais uma festividade, mas faz parte da cultura judaica, de uma reconstrução (não que tenha que ter incêndio todo ano). Mas a primeira árvore da Floresta dos Defensores que cerca Jerusalém foi plantada por David Ben Gurion, o que serviu de exemplo para todos os demais. 

kkl-jnf

Penhascos de Gilboa

movimento Marching Together to a Shared Future é uma ONG cujo objetivo é promover a coexistência entre judeus e árabes no Estado de Israel.


O próprio D-us afirmou que Israel era uma terra boa, terra de trigo e cevada, vinhedos, terra de figueiras e romeiras e oliveiras (Dt. 8.8). E assim como o homem é comparado a uma árvore que precisa dos quatro elementos básicos da natureza: solo, ar, água e calor do sol, para sobreviver física e espiritualmente às adversidades da vida, estar ligado a sua cultura e a sua Comunidade é como ter raízes fincadas no solo.

O Ano Novo das Árvores traz algo mais profundo do que se pensa. Não estamos plantando árvores para nós mesmos e sim para as próximas gerações. E assim temos certeza que estamos dando continuidade a vida.



Marion Vaz






Nenhum comentário:

Postar um comentário